9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1092-1



1092-1ACOLHIMENTO PEDAGÓGICO: UMA NOVA PROPOSTA DE QUALIFICAÇÃO PARA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autores:Françoise Elaine Silva Oliveira (SESAB - SECRETARIA DA SAUDE DO ESTADO DA BAHIASESAB - SECRETARIA DA SAUDE DO ESTADO DA BAHIASESAB - SECRETARIA DA SAUDE DO ESTADO DA BAHIASESAB - SECRETARIA DA SAUDE DO ESTADO DA BAHIA) ; Lívia Lima Nogueira dos Santos (SESAB - SECRETARIA DA SAUDE DO ESTADO DA BAHIA) ; Amanda M. Blauth (SESAB - SECRETARIA DA SAUDE DO ESTADO DA BAHIA) ; Erica Lima Costa de Menezes (SESAB - SECRETARIA DA SAUDE DO ESTADO DA BAHIA) ; Grace Fátima S. Rosa (SESAB - SECRETARIA DA SAUDE DO ESTADO DA BAHIA) ; Téo Cordeiro Cunha (SESAB - SECRETARIA DA SAUDE DO ESTADO DA BAHIA) ; José Cristiano (SESAB - SECRETARIA DA SAUDE DO ESTADO DA BAHIA)

Resumo

Considerando a responsabilidade da Gestão Estadual na formulação da política de recursos humanos para o SUS e na qualificação das Equipes de Saúde da Família (ESF), a Diretoria da Atenção Básica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia(DAB/SESAB) elaborou uma proposta inovadora do curso introdutório das equipes de saúde da família, então batizado de Acolhimento Pedagógico - AP. Esta nova proposta, que leva em consideração a portaria GM/MS nº 2.527/2006, pretende ser uma fomentadora de competências pedagógicas e ser disparadora de processos pedagógicos nos Núcleos Microrregionais. O AP foi realizado, em projeto piloto, entre os meses de novembro a dezembro de 2009, por aproximadamente 300 facilitadores (trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família dos municípios sede da microrregião) dos Núcleos Microrregionais de Educação Permanente da Atenção Básica (NMR) – instância criada no Estado da Bahia para ser dispositivo de qualificação do cuidado, através de ações de educação permanente na microrregião – que o multiplicaram para 257 equipes de saúde da família e 08 equipes de NASF, em 45 municípios do Estado da Bahia. Foram utilizados, para sua execução, Guias elaborados pela DAB/SESAB, juntamente com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde envolvidas, para os facilitadores e trabalhadores participantes. Para avaliação preliminar do AP, foram utilizados relatórios de acompanhamento das atividades, por meio dos quais foi possível verificar que o AP foi capaz de desenvolver competências pedagógicas nos facilitadores, bem como foi avaliado de forma positiva pelos trabalhadores das ESF envolvidas pelo seu potencial de problematização, sua sensibilização para uma assistência humanizada, além de possibilitar encontros para trocas de experiências que qualificaram seus processos de trabalho. Para o ano de 2010, espera-se que sejam qualificadas mais equipes de saúde da família, em outros municípios da microrregião, através dos NMR, e que novos facilitadores sejam incorporados ao Núcleo, para que este se consolide como um espaço de referência para o desenvolvimento de processos de Educação Permanente da Atenção Básica Microrregional.


Palavras-chave:  curso introdutório, saúde da família, educação permanente