9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1091-1



1091-1AVALIAÇÃO DO PROFESSOR COMO ESTRATÉGIA DE MUDANÇA.
Autores:Rosane Schenkel de Aquino (UNIPLAC - Universidade do Planalto CatarinenseUNIPLAC - Universidade do Planalto CatarinenseUNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense) ; Carla Finkler (UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense) ; Marta Calegari (UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense)

Resumo

O Grupo de Avaliação é um cenário de apoio ao curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Dentre suas atribuições está a elaboração dos Instrumentos de Avaliação utilizados no curso e o acompanhamento das avaliações discentes e docentes. Como o curso de Medicina da UNIPLAC apresenta uma proposta metodológica inovadora desde sua concepção, é coerente que a avaliação acompanhe esta proposta. Com isso, os docentes do curso, que foram formados a partir de modelos tradicionais, deparam-se com dificuldades no processo avaliativo, tais como a recepção da avaliação de desempenho do professor, realizada pelos estudantes. Nesse processo esta envolvido o medo de receber críticas em relação ao seu trabalho como docente, confundindo a avaliação da prática pedagógica com a avaliação de profissional da área da saúde. Outra dificuldade é de entender a avaliação como oportunidade de mudança, não revendo as críticas, confundindo-as com aspectos pessoais. Para realização da avaliação de desempenho dos professores, o Grupo de Avaliação elaborou instrumentos de avaliação que contem os desempenhos a serem avaliados pelos estudantes, com relação às atitudes nas relações interpessoais e à participação do professor no processo de ensino-aprendizagem. Esses instrumentos são aplicados no mínimo duas vezes ao ano e encaminhados ao Grupo de Avaliação, que compila os dados em instrumento específico e encaminha via email, individualmente, aos professores. Percebemos que muitos professores realizam uma reflexão criteriosa dos resultados obtidos, uma vez que a avaliação melhora na aplicação do instrumento seguinte, demonstrando que realizam o processo de ação-reflexão-ação. Entretanto, observamos também que fragilidades apontadas na avaliação de alguns professores se repetem ao longo dos anos, demonstrando a dificuldade de mudança de hábito, evidenciando que o processo de mudança ocorre em momentos diferentes para cada indivíduo. Assim, o Grupo de Avaliação tem como desafio analisar os resultados das avaliações dos professores com os mesmos, buscando uma melhor eficácia no processo de mudança da prática docente, para atender as mudanças no ensino da saúde, atingindo as estratégias das políticas oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais.


Palavras-chave:  Avaliação, mudança, processo ensino-aprendizagem