Poster (Painel)
1084-1 | DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA ESF SANTA TEREZA (PSF-ST) PELO MÉTODO DA ESTIMATIVA RÁPIDA | Autores: | Camila Zamban de Miranda (FAMED-UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Morgana Padilha (FAMED-UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Nancy Goulart (SMS-PMPA - PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE) ; Cristina Rolim Neumann (FAMED-UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) |
Resumo Introdução: A universidade está constituindo o distrito docente assistencial na região da Glória-Cruzeiro-Cristal (GCC) em Porto Alegre. Algumas disciplinas estão sendo ministradas neste distrito e os monitores do Projeto PET-saúde estão realizando estudos diagnósticos nas ESFs desta área.
Objetivo: Avaliar através do método de estimativa rápida (ER) a situação de saúde da região da ESF-ST, uma das 12 ESFs da GCC onde se realiza o projeto PET-Saúde-UFRGS.
Metodologia: Estudantes de medicina e médicos da ESF, participantes do PET-saúde, receberam um treinamento sobre a técnica da ER, e a realizam, com a equipe de saúde nas seguintes etapas: 1) consulta aos bancos de dados oficiais (SIAB, SINASC, SIM e IBGE) para a busca de informações sobre a área; 2) avaliação do território e construção de mapas; 3) aplicação de um questionário semi-estruturado para a pesquisa de dados qualitativos junto aos usuários do serviço; 4) análise dos resultados com a equipe assistencial 5) planejamento de intervenções futuras.
Resultados: A ESF é responsável por uma população de 5368 pessoas, sendo 2280 (42,6%) menores de 20 anos e 382 (7,1%) acima de 61 anos. A mortalidade infantil é 16,94/1000 nascidos vivos e a gestação na adolescência ocorre em 25,42% das gestações. A mortalidade geral é de 7,5/1000 hab/ano, e as principais causas de morte são: doenças do aparelho circulatório (23,07%), causas externas (16,61%), neoplasias (16,0%), doenças infecciosas e parasitárias (12,61%) e doenças respiratórias (8,30%). Os problemas principais relatados: 1) instalações elétricas irregulares (“gatos”), com curtos-circuitos frequentes e risco de incêndio; 2) lixo acumulado nas ruas e pátios, apesar da coleta regular; 3) falta de segurança, 4) consumo de drogas; 5) falta de locais e atividades de lazer.
Discussão: Os dados obtidos permitiram conhecer a área e planejar, entre outras, as seguintes intervenções: 1)formação de grupos educativos sobre sexualidade na adolescência e uso de drogas, e 2) planejar ações educativas e intersetoriais relacionada à limpeza urbana.
Conclusão: A técnica da ER pode ser utilizada como ferramenta de ensino e planejamento trazendo percepções novas sobre os problemas já identificados pela equipe.
Fomento: Projeto PET-SAÚDE UFRGS; BIC UFRGS. Palavras-chave: DIAGNÓSTICO DE COMUNIDADE, ENSINO DE GRADUAÇÃO, ESTIMATIVA RÁPIDA |