<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1082-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1082-3</td><td><b>SATISFAO DOS USURIOS E FAMILIARES EM RELAO A EQUIPE E A ORGANIZAO DO TRABALHO NO CENTRO DE ATENO PSICOSSOCIAL</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Cristiane Kenes Nunes </u> (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Valria Cristina Christello Coimbra (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Luciane Prado Kantorski (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Adriane Domingues Eslabo (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Daiane Aquino Demarco (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Uiasser Thomas Franzmann (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo: O Centro de Ateno Psicossocial um servio de ateno diria, substitutivo ao modelo hospitalocntrico, que preconiza um atendimento em liberdade entendendo o usurio como cidado pleno para atuar na comunidade, e as equipes de profissionais que atuam no CAPS constituem um papel importante como atores transformadores na reabilitao. Sendo assim o cotidiano do trabalho possibilita inventar outros modos de funcionar, organizar e articular a ateno em sade mental promovendo a insero das pessoas com transtornos mentais, para consolidar a Reforma Psiquitrica. Objetivo: Avaliar a satisfao dos usurios e familiares em relao equipe e organizao dos servios no processo de trabalho do CAPS. Metodologia: Esta pesquisa trata-se de uma Avaliao do Centro de Ateno Psicossocial da regio sul (CAPSUL). Atravs de um estudo qualitativo de avaliao de quarta gerao construtivista e responsiva. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas com a equipe (10-26), familiares de (10-14) e usurios de (10-13) e observao de campo entre 282 a 650 horas atravs de uma escolha intencional foram selecionados cinco CAPS de cinco municpios para estudo de caso. Resultados: Para os familiares e usurios o atendimento no CAPS realizado por profissionais qualificados, o servio organizado no planejamento e execuo das aes, os usurios relatam um atendimento resolutivo que promove a integrao entre as pessoas. A equipe est comprometida com a ressignificao do portador de sofrimento psquico, e com o seu reconhecimento na sociedade como uma pessoa livre de qualquer preconceito ou estigma. Nesse modelo de ateno o sujeito o principal participante, a insero social, cidadania e a liberdade so os resultados buscados no servio. A organizao da equipe e a forma com que o trabalho desenvolvido so satisfatrias e de alto nvel de comprometimento revelando engajamento e responsabilizao cotidiana com o processo de reforma psiquitrica. Concluso: O modo de organizao do trabalho nas equipes existentes nestes servios substitutivos compe equipes interdisciplinares que defendem os objetivos da reforma psiquitrica, visa romper com a prtica limitada, diminuir a dependncia institucional e aumentar os laos sociais para isso, busca contar com a contribuio de diferentes saberes e prticas. Recriar modos de viver a vida, reinventar a prtica, constituir parcerias, so metas perseguidas por estas equipes no dia a dia do servio.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Satisfao dos Usurios, Ateno Psicossocial, CAPS</td></tr></table></tr></td></table></body></html>