<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1082-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1082-1</td><td><b>A UTILIZAO DE TECNOLOGIAS LEVES NO CUIDADO EM SADE NO CENTRO DE ATENO PSICOSSOCIAL</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Cristiane Kenes Nunes </u> (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Valria Cristina Christello Coimbra (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Denise Bermudez Pereira (SMS - Secretaria Municipal da SadeSMS - Secretaria Municipal da SadeSMS - Secretaria Municipal da SadeSMS - Secretaria Municipal da Sade) ; Michele Mandagar de Oliveira (UFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Luciane Prado Kantorski (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Adriane Domingues Eslabo (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Daiane Aquino Demarco (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo: O processo de trabalho no mbito da sade visando integralidade utiliza tecnologias leves quando fala de relaes, acolhimento, vnculos e escuta, em leve-duras quando se referem aos saberes bem estruturados, conhecimento cientfico e por fim, em tecnologias duras quando envolvem os equipamentos tecnolgicos do tipo mquinas, as normas, e estrutura organizacional. Este trabalho tem como objetivo conhecer as tecnologias leves utilizadas no cuidado em sade nas relaes entre profissionais e usurios. Metodologia: Esta pesquisa trata-se de um recorte da pesquisa Avaliao do Centro de Ateno Psicossocial da regio sul (CAPSUL). Atravs de um estudo qualitativo de avaliao de quarta gerao construtivista e responsiva. Utilizou-se um banco de dados, baseado nas entrevistas dos 26 profissionais de um Centro de Ateno Psicossocial da regio sul, a escolha se deu de forma intencional sendo considerado o tempo de funcionamento e experincia do servio e a disponibilidade dos trabalhadores em aderirem proposta. Resultados: Percebeu-se durante a pesquisa a satisfao no parecer dos usurios e dos familiares, quanto ao atendimento oferecido nos servios de ateno psicossocial, e como fator positivo destacou-se a forma de atuao dos profissionais. visvel o comprometimento da equipe e seu empenho para promover a reconstruo de identidades e promoo de autonomia dos sujeitos. A equipe buscou estruturar o cuidado de forma a atender integralmente as exigncias da demanda e envolver a participao dos profissionais, usurios, familiares e comunidade para tanto, organizou o servio a partir de caractersticas que contemplasse um cuidado humanizado como o acolhimento, uma escuta qualificada, o fortalecimento de vnculos, estratgias estas consideradas preciosas no resgate da singularidade, tornando possvel ao usurio posicionar-se subjetivamente e assim resgatar a sua vida cotidiana. Tais aes no apenas facilitam o atendimento como estruturam o acesso ao servio. Concluso: Diante do exposto visvel a utilizao das tecnologias leves e reconhecida a sua importncia nas aes cotidianas, na dinmica do servio, pois estas permitem acesso universal e humanizado aos usurios. Desta forma as prticas desenvolvidas no CAPS contemplam a integralidade e o fortalecimento de relaes entre equipe, usurios e familiares, configurando um espao de interao, de confiana e respeito s necessidades singulares de cada sujeito.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Processo de Trabalho, Ateno Psicossocial, CAPS</td></tr></table></tr></td></table></body></html>