9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1082-1



1082-1A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS LEVES NO CUIDADO EM SAÚDE NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Autores:Cristiane Kenes Nunes (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Valéria Cristina Christello Coimbra (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Denise Bermudez Pereira (SMS - Secretaria Municipal da SaúdeSMS - Secretaria Municipal da SaúdeSMS - Secretaria Municipal da SaúdeSMS - Secretaria Municipal da Saúde) ; Michele Mandagará de Oliveira (UFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da BahiaUFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Luciane Prado Kantorski (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Adriane Domingues Eslabão (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Daiane Aquino Demarco (UFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de PelotasUFPEL - Universidade Federal de Pelotas)

Resumo

Introdução: O processo de trabalho no âmbito da saúde visando à integralidade utiliza tecnologias leves quando fala de relações, acolhimento, vínculos e escuta, em leve-duras quando se referem aos saberes bem estruturados, conhecimento científico e por fim, em tecnologias duras quando envolvem os equipamentos tecnológicos do tipo máquinas, as normas, e estrutura organizacional. Este trabalho tem como objetivo conhecer as tecnologias leves utilizadas no cuidado em saúde nas relações entre profissionais e usuários. Metodologia: Esta pesquisa trata-se de um recorte da pesquisa Avaliação do Centro de Atenção Psicossocial da região sul (CAPSUL). Através de um estudo qualitativo de avaliação de quarta geração construtivista e responsiva. Utilizou-se um banco de dados, baseado nas entrevistas dos 26 profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial da região sul, a escolha se deu de forma intencional sendo considerado o tempo de funcionamento e experiência do serviço e a disponibilidade dos trabalhadores em aderirem à proposta. Resultados: Percebeu-se durante a pesquisa a satisfação no parecer dos usuários e dos familiares, quanto ao atendimento oferecido nos serviços de atenção psicossocial, e como fator positivo destacou-se a forma de atuação dos profissionais. É visível o comprometimento da equipe e seu empenho para promover a reconstrução de identidades e promoção de autonomia dos sujeitos. A equipe buscou estruturar o cuidado de forma a atender integralmente as exigências da demanda e envolver a participação dos profissionais, usuários, familiares e comunidade para tanto, organizou o serviço a partir de características que contemplasse um cuidado humanizado como o acolhimento, uma escuta qualificada, o fortalecimento de vínculos, estratégias estas consideradas preciosas no resgate da singularidade, tornando possível ao usuário posicionar-se subjetivamente e assim resgatar a sua vida cotidiana. Tais ações não apenas facilitam o atendimento como estruturam o acesso ao serviço. Conclusão: Diante do exposto é visível a utilização das tecnologias leves e reconhecida a sua importância nas ações cotidianas, na dinâmica do serviço, pois estas permitem acesso universal e humanizado aos usuários. Desta forma as práticas desenvolvidas no CAPS contemplam a integralidade e o fortalecimento de relações entre equipe, usuários e familiares, configurando um espaço de interação, de confiança e respeito às necessidades singulares de cada sujeito.


Palavras-chave:  Processo de Trabalho, Atenção Psicossocial, CAPS