9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1080-1


Poster (Painel)
1080-1PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: AÇÕES EXECUTADAS PELOS SISTEMAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO COM VISTAS À ATENÇAO INTEGRAL À SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Autores:Sabrina Cristiane Rodrigues (SJP - PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS) ; Florence Iara Viegas Gomes (SJP - PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS)

Resumo

O PSE vem sendo desenvolvido a pouco mais de seis meses, porém já trouxe resultados satisfatórios no que se refere ao monitoramento do estado nutricional das crianças e das condições de saúde observadas. Foram avaliadas no ano anterior 358 crianças onde foram realizadas as avaliações antropométricas, aferição da Pressão Arterial e Glicemia Capilar e avaliação bucal por Odontólogos. As crianças que apresentaram alterações significativas nas avaliações foram referenciadas para consulta médica na unidade de saúde, consulta nutricional e atendimento odontológico. No ano de 2010 foram avaliadas 392 crianças que representam o presente estudo. Foi utilizado o método da antropometria, que usa medições das variações físicas e da composição do corpo do indivíduo. É um método de fácil mensuração e aplicável em qualquer fase do ciclo de vida. Este método possibilita um diagnóstico coletivo, e, assim, fornece na pesquisa o perfil nutricional da população em estudo (BRASIL, 2004). Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, com abordagem quantitativa (PEREIRA, 2005).A amostra estudada neste ano, corresponde a 392 crianças e adolescentes com idades entre 5 anos a 14 anos, estudantes da Escola Irmã Maria Eufrasia, São José dos Pinhais, Estado do Paraná, Brasil.


Palavras-chave:  Programa Saúde na Escola, Estratégia de Saúde da Família, vigilância nutricional escolares