1075-3 | COTIDIANO DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: ENFOQUE NA QUALIDADE DE VIDA | Autores: | Viviane Mamede de Vasconcelos (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Vanessa Gomes Silveira (UNIFOR - Universidade de Fortaleza) ; Mirna Albuquerque Frota (UNIFOR - Universidade de Fortaleza) ; Isabelly Costa Lima de Oliveira (UNIFOR - Universidade de Fortaleza) ; Luiza Luana Araújo Lira (UNIFOR - Universidade de Fortaleza) ; Caroline Soares Nobre (UNIFOR - Universidade de Fortaleza) |
Resumo Introdução: As crianças com Paralisia Cerebral (PC) são acometidas por distúrbios que comprometem o desenvolvimento das atividades da vida diária, o que pode acarretar em alterações significativas na Qualidade de Vida (QV) das crianças e até mesmo de familiares e/ou cuidadores. Objetivo: descrever o cotidiano das crianças com PC, com enfoque na QV. Métodos: Optou-se pelo estudo do tipo exploratório, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada com 20 mães de crianças na faixa etária de 2 a 7 anos que estavam em atendimento no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP), local em que foi desenvolvido a pesquisa. Os resultados foram analisados a partir das técnicas de análise temática de Bardin (2008), emergindo a categoria: Rotina da Criança com Paralisia Cerebral. Resultados: Diante do que foi exposto pelas mães das crianças com PC, percebeu-se que aspectos relacionados às necessidades humanas básicas estão sendo atendidos, porém, as limitações físicas impostas pela patologia comprometem a criança, que passa a não desempenhar atividades comuns às outras da mesma idade, pois a maioria limita-se a ficarem deitadas e/ou sentadas, aspecto esse que as deixam dependentes de um cuidador. A limitação física compromete, ainda, a inserção das crianças com PC na sociedade, pois passam maior parte do tempo em casa, sem comunicação com o meio externo, impossibilitando a socialização com outras crianças. Apesar das dificuldades físicas enfrentadas, as mães relatam que têm esperança de evolução no quadro, possibilitando participar das atividades diárias da vida, tais como dormir e tomar banho de forma independente. Conclusão: Foi possível verificar que a participação ativa dos pais no processo de tratamento e reabilitação, conforme orientação dos profissionais da saúde, utilizando-se de diferentes estratégias, estará estimulando habilidades físicas, resultando na evolução significativa do quadro geral da criança, aspecto primordial para avanço no desenvolvimento de habilidades motoras, acarretando na melhoria da QV dessas crianças e de seus familiares cuidadores de forma mais ampla. Palavras-chave: Paralisia Cerebral, Qualidade de vida |