9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1075-2



1075-2Estratégias Educativas em Saúde da Criança no Âmbito Escolar
Autores:Valdiléia Lima Marques Miranda (UNIFOR - Universidade de Fortaleza) ; Vanessa Gomes Silveira (UNIFOR - Universidade de Fortaleza) ; Mirna Albuquerque Frota (UNIFOR - Universidade de Fortaleza) ; Viviane Mamede de Vasconcelos (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Isabelly Costa Lima de Oliveira (UNIFOR - Universidade de Fortaleza) ; Conceição de Maria de Albuquerque (UNIFOR - Universidade de Fortaleza)

Resumo

Introdução: As ações de promoção e proteção à saúde na infância têm como objetivo informar e refletir sobre as dificuldades que podem ocasionar danos e agravos ao bem estar das crianças, uma vez que esta fase da vida exige maior atenção da família, dos profissionais de saúde, bem como, daqueles que compõem a escola, na realização das atividades que favoreçam a autonomia da criança em situações da vida diária. Entre as maneiras de atuação da Enfermagem, a ação educativa, principalmente no campo da Saúde Pública, apresenta-se como instrumento básico no progresso da qualidade de vida, sejam por atividades realizadas nas comunidades, colégios, creches e unidades básicas de saúde. Objetivo: Desenvolver estratégias educativas em saúde para criança em idade escolar e pré-escolar, identificar os principais problemas que afetam a essa faixa etária e incentivar a participação da família na prática de cuidados gerais com as crianças. Metodologia: Trata-se de estudo do tipo participante com abordagem qualitativa, realizado em uma escola da rede privada da periferia de Fortaleza, com 58 crianças. A coleta de dados iniciou-se através de discussões e observação participativa, em seguida, com o desenvolvimento de estratégias educativas em saúde e entrevista semi-estruturada. A análise de dados produziu-se por meio de descrição e documentação das falas, constituindo duas categorias de natureza temática: Comportamento da criança no cuidar, Contribuição de Estratégias educativas no âmbito escolar.Resultados: Algumas crianças têm dificuldades de realizar higiene adequada, o qual os pais têm dificuldades de orientar os filhos, como por exemplo: a forma correta de tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos, entre outros. Neste sentido, deve-se implementar subsídios a esta tarefa de forma contínua, com intuito de estimulá-las e sensibilizá-las a este dever. A escola, família e os profissionais da saúde, estimulando a criança ao cuidado com a higiene, podem melhorar a qualidade de vida, visando gerar adultos cuidadosos com a saúde e reduzir o acometimento por doenças preveníveis Conclusão: Concluiu-se que houve mudanças participativas positivas no cuidar à saúde infantil por parte dos pais para com seus filhos e aumento do conhecimento da criança sobre a higiene, constando-se a necessidade das ações em conjunto dos profissionais da saúde e das instituições que promovem o ensino.


Palavras-chave:  Criança, Educação em Saúde