9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1070-1



1070-1APLICAÇÃO DO MODELO PEDS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM DOMÍNIO QUALIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE SOBRADINHO-DF EM PROCESSOS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Autores:José Antonio Silvestre Fernandes Neto (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Daniel José da Silva (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Rafael Mota Pinheiro (UNB - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA)

Resumo

O presente trabalho apresenta a aplicação do Modelo de Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável - PEDS para a fomentar a participação qualificada e efetiva dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no processo de Promoção da Saúde na região administrativa de Sobradinho, no Distrito Federal. O objetivo consistiu em sensibilizar e capacitar os ACS para reconhecerem sua importância como promotores de saúde, por meio da elaboração de um conceito próprio de Promoção da Saúde com base em sua vivência prática, identificação dos principais problemas da comunidade onde atuam e proposição de estratégias de ação para solucioná-los. O Modelo PEDS envolve a produção de conhecimentos por intermédio de uma abordagem construtivista na qual os participantes aprendem com sua atuação no processo. Referido modelo possui três metodologias que direcionam as oficinas de trabalho em que são aplicadas: a metodologia pedagógica, a histórica e a estratégica. No contexto do vertente trabalho foram realizadas duas oficinas com duração de quatro horas cada. Na primeira, aplicou-se a metodologia pedagógica para a construção do conceito de “promoção da saúde” do grupo e a sua situalização dentro do contexto de um dos nove domínios de empoderamento comunitário definidos em estudos da área da saúde. Na segunda, empregou-se a metodologia histórica para a problematização da realidade onde atuam os ACS e priorização dos problemas encontrados. Como resultados tem-se a elaboração do conceito síntese de promoção da saúde para os ACS de Sobradinho-DF e a sistematização de uma planilha contendo os principais problemas da comunidade e sua escala de prioridade baseada em critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. Tais resultados definem produtos que servirão de insumo para para auxiliar a construção participativa de estratégias de ação para o enfrentamento dos problemas sugeridos para a comunidade de Sobradinho-DF. Além disso, servem ainda ao propósito de corroborar a ideia de que a valorização da experiência prática dos ACS é o ponto de partida para o seu empoderamento como promotores de saúde.


Palavras-chave:  AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE, MODELO PEDS, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE