9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1069-1


Poster (Painel)
1069-1Experiências do Projeto de Extensão Observatório em Saúde ambiental na construção de redes intersetoriais e promoção da saúde
Autores:Karla Ferreira Rodrigues (FURB - fundação universidade regional de blumenau) ; Airton Sutil de Souza Silva (FURB - fundação universidade regional de blumenau) ; Andrea da Silva (FURB - fundação universidade regional de blumenau) ; João Luiz Gurgel Calvet da Silveira (FURB - fundação universidade regional de blumenau) ; Paula Consolin Vieira (FURB - fundação universidade regional de blumenau)

Resumo

Caracterização do problematexto: Este trabalho busca realizar a reflexão crítica sobre as possibilidades de transformação do modelo de atenção à saúde a partir da integração de estratégias intersetoriais e de participação social na construção de espaços saudáveis. A Liga de Saúde Coletiva é um Programa de Extensão da Universidade Regional de Blumenau – SC desde 2005 e realiza ações junto a comunidade do Coripós. O trabalho de redes intersetoriais e relação com a saúde ambiental existe através do Projeto Observatório em Saúde Ambiental existente desde 2007. Descrição da experiência texto: O projeto realiza desde então atividades como a Oficina de Cuidadores ambientais (ainda em andamento), onde jovens da comunidade iniciaram um processo de Educação em saúde com discussão de temas como Ambiente ideal para se viver (Árvore dos Desejos); Percepção da realidade ambiental local (Caminhada com observação do ambiente local, utilizando material fotográfico e Diário de Campo); e a Habitação saudável. Estes jovens, então alunos da 6ª série do Ensino Fundamental, se tornaram multiplicadores do conhecimento para suas famílias e demais estudantes. Os extensionistas também participaram do Projeto Oásis –SC realizado em julho de 2009, onde, através da mobilização comunitária, foram construídas na Comunidade do Coripós duas áreas de Lazer públicas. Em 2009, a partir destas duas experiências, constatou-se a importância das redes intersetoriais na construção de um ambiente saudável. Tal percepção culminou com a participação deste projeto na chamada da I Conferencia de saúde ambiental na Universidade (a nível municipal, estadual e nacional). Efeitos alcançados e recomendações texto: A participação nestas atividades permitiu aos extensionistas a percepção da importância da construção das redes para a promoção da saúde. A formação das redes dentro da comunidade, a Escola básica municipal junto a Associação de Moradores, Centro de Educação Infantil e moradores possibilitou a mobilização comunitária que construiu as duas áreas de lazer para as crianças da comunidade, até então, sem local para realizarem suas atividades. A oficina de cuidadores ambientais, que articulou a Escola e a Universidade levantou a discussão da importância dos cuidados com o ambiente para a existência de um ambiente saudável. Por fim, a participação na Conferencia municipal de saúde demonstrou que o meio ambiente é um tema agregador das demais organizações.


Palavras-chave:  saude, meio ambiente, intersetorialidade