Poster (Painel)
1068-1 | Educação Permanente em Saúde para o Uso Racional de Medicamentos com Equipe de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família | Autores: | Lucas Bronzatto Silveira (UFSCAR - SP - Universidade Federal de São Carlos) |
Resumo Caracterização do problema: A discussão sobre o Uso Racional de Medicamentos (URM) geralmente está ausente na formação profissional em saúde no Brasil, ou quando presente, é abordada de maneira superficial. Na área da odontologia, a situação não é diferente e o tema não está presente rotineiramente nas instituições formadoras. Todo este contexto contribui para uma realidade de práticas irracionais relacionadas aos medicamentos, que colocam em risco a população que usa os serviços de saúde e contribuem para a manutenção do modelo de atenção tradicional. Descrição da experiência: Desenvolveu-se em uma Unidade de Saúde da Família no município de São Carlos – SP, um treinamento em URM para os profissionais da Equipe de Saúde Bucal (ESB) local. O treinamento foi baseado nos pressupostos da Educação Permanente em Saúde – problematização e auto-análise de práticas – e foi realizado em serviço, pelo farmacêutico residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Federal de São Carlos – SP. Foram levantadas com a ESB as principais dificuldades relacionadas à prescrição e uso de medicamentos. A esse levantamento, foram acrescentadas as observações realizadas pelo residente e as orientações de organismos nacionais e internacionais sobre temas de discussão. Foram realizados 5 encontros, de duração de 2 horas, com a participação de todos os membros da ESB local (cirurgiã-dentista, cirurgiã-dentista residente e auxiliar de consultório dentário). Para os encontros, foram criadas situações-problemas, casos clínicos, jogos e dinâmicas participativas. Efeitos alcançados: O treinamento levou a reflexões interessantes pelos profissionais, como: a importância de se utilizar fontes de informação isentas da influência da indústria farmacêutica; medicalização da sociedade; o papel dos profissionais de estimularem as vias de acesso aos medicamentos e a importância do trabalho em equipe; necessidade de se assumir posturas críticas e analisadoras no ato da prescrição e orientação de uso medicamentos, entre outras coisas. Recomendações: A experiência demonstrou a necessidade de se discutir rotineiramente o tema do URM com os profissionais de saúde, com o objetivo de se racionalizar o uso de medicamentos, atuando contra a medicalização da sociedade e aumentando-se o acesso gratuito da população aos medicamentos. O uso do referencial teórico da Educação Permanente em Saúde para orientar a atividade trouxe enorme potencial Palavras-chave: Uso Racional de Medicamentos, Educação Permanente em Saúde, Saúde Bucal |