9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1066-1



1066-1Residencia Multiprofissional em Saúde: potencializando os espaços e as estratégias na busca da interdisciplinaridade e atenção integral à saúde.
Autores:Mara Lisiane Moraes dos Santos (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Maria de Fátima Cheade (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Adriane Pires Batiston (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Lais Alves Souza Bonilha (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Gustavo Christofoletti (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Analice C. F. Quintanilha (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Resumo

CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: Um grupo de docentes da área da saúde e de servidores do HU da UFMS reuniu-se e elaborou uma proposta de Residência Multiprofissional em Saúde(RMS):Atenção a Pacientes Críticos, nas áreas da Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA:Profissionais e docentes elaboraram, conjuntamente, a proposta da RMS, o que demandou reuniões e debates. A proposta final consistiu de um Programa cujas atividades teórico-práticas desenvolvidas no HU são orientadas de forma interdisciplinar por Preceptores(docentes) e Tutores(profissionais). Os Residentes formaram dois grupos interdisciplinares, e realizam visitas clínicas nos cenários de prática, estabelecem os pacientes que serão acompanhados, organiza sessões de discussão dos casos (Tutores e Preceptores participam de todas as atividades). EFEITOS ALCANÇADOS:O processo possibilitou que, pela 1ª vez na UFMS, os profissionais e os docentes de várias áreas da saúde destinassem um tempo para, em conjunto, refletirem sobre a estrutura da atenção à saúde e da formação em serviço vigente na UFMS. Trata-se de um processo coletivo, permeado por momentos de conflitos e divergências(tanto entre os profissionais do serviço e docentes, quanto entre os profissionais e docentes das diferentes áreas), assim como por momentos de apoio, suporte e união. O processo refletiu no (re)conhecimento das pessoas e das especificidades das diferentes profissões, na reflexão sobre as práticas vigentes e no surgimento de novas necessidades de mudança em tais práticas. Novas redes se estabeleceram entre os atores que atuam na atenção à saúde no HU. Todos estes aspectos refletem na atenção ao paciente crítico na concepção da clínica ampliada e atenção integral à saúde. Todas as atividades desenvolvidas têm contribuído para a promoção da atenção integral à saúde no âmbito hospitalar e no trabalho em equipe, de forma interdisciplinar e resolutiva, contribuindo para o desenvolvimento de práticas assistenciais, de gestão e de pesquisas que favoreçam a implementação e concretização dos princípios e diretrizes do SUS. RECOMENDAÇÕES:Os resultados já alcançados demonstram a potencialidade dos programas de RMS, e a necessidade de ampliação da oferta da formação em serviço nesses moldes. É importante que os impactos de tais programas nos modelos de formação e de atenção à saúde das pessoas sejam sistematizados e compartilhados nos diferentes espaços de produção da saúde no País.


Palavras-chave:  Sistema Único de Saúde, RResidência Multiprofissional em Saúde, Serviço Hospitalar de Educação