<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1062-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1062-3</td><td><b>O ENSINO DA PROMOO DA SADE COM METODOLOGIAS ATIVAS NA GRADUAO EM ENFERMAGEM </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Diana Cludia Teixeira Peixoto </u> (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Antonio Rodrigues Ferreira Junior (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Aline de Souza Pereira (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Deborah Pedrosa Moreira (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Marcia Oliveira Coelho (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Luiza Jane Eyre Souza Vieira (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A Enfermagem tem alcanado xito dentre as cincias que fazem a Sade Coletiva, por sua habilidade em apreender os conceitos construdos na rea e aplic-los nas suas prticas. A Promoo da Sade se insere neste mbito, por trazer necessidades e desafios para o ensino, visando implementao de nova prxis, que propicie vivncias pelos discentes, ajudando-os a compor seus conceitos acerca dessas questes. Agrega-se a isso importante normatizao no Brasil como a Poltica Nacional de Promoo da Sade, que enfatiza o trabalho com grupos na busca de minimizao de riscos acarretadores de distrbios no processo sade-doena da populao, bem como se mostra como alternativa vivel para o aprimoramento de tecnologias de ateno que transformem o indivduo em sujeito de seu prprio cuidado. Neste contexto, vimos relatar uma experincia ocorrida no municpio de Sobral - CE, no ano de 2009, construda no decurso do ensino da disciplina de Processo Sade-doena, ministrada no Curso de Graduao em Enfermagem de uma instituio privada, que objetivou oportunizar aos discentes a vivncia de algumas metodologias ativas na construo dos conceitos acerca da Promoo da Sade e sua interface com a Enfermagem. Foram priorizados momentos de discusso coletiva para o entendimento inicial das bases conceituais inerentes ao assunto, presentes nas Cartas da Promoo da Sade, reconhecidas pelos pases que so membros da Organizao das Naes Unidas. Os discentes foram divididos em equipes que escolheram aleatoriamente uma carta para apresentar ao pares, porm com o desafio de facilitar as construes coletivas com proatividade. Buscaram implementar tcnicas diferentes de apresentao do assunto na sala de aula, com o intuito de tornar as discusses mais atrativas, bem como experimentar diferentes mtodos que futuramente lhes auxiliaro em seu processo de trabalho. Posteriormente as equipes responsveis fomentavam discusses com analogias acerca da realidade brasileira, buscando trabalhar o assunto de forma coletiva e sem a necessidade to temida pelos discentes do ato de memorizar simplesmente tais documentos, to importantes para a formao do enfermeiro. Esse processo foi importante, especialmente por estar inserido em uma disciplina que tenta dar visualizao acerca do papel do enfermeiro como agente ativo no processo de sade e de adoecimento dos indivduos, trabalhando os diversos conceitos que permeiam essa rea.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp; Educao Superior, Promoo da Sade, Enfermagem em Sade Pblica</td></tr></table></tr></td></table></body></html>