9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1062-3


Poster (Painel)
1062-3O ENSINO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE COM METODOLOGIAS ATIVAS NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Autores:Diana Cláudia Teixeira Peixoto (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Antonio Rodrigues Ferreira Junior (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Aline de Souza Pereira (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Deborah Pedrosa Moreira (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Marcia Oliveira Coelho (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Luiza Jane Eyre Souza Vieira (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA)

Resumo

A Enfermagem tem alcançado êxito dentre as ciências que fazem a Saúde Coletiva, por sua habilidade em apreender os conceitos construídos na área e aplicá-los nas suas práticas. A Promoção da Saúde se insere neste âmbito, por trazer necessidades e desafios para o ensino, visando à implementação de nova práxis, que propicie vivências pelos discentes, ajudando-os a compor seus conceitos acerca dessas questões. Agrega-se a isso importante normatização no Brasil como a Política Nacional de Promoção da Saúde, que enfatiza o trabalho com grupos na busca de minimização de riscos acarretadores de distúrbios no processo saúde-doença da população, bem como se mostra como alternativa viável para o aprimoramento de tecnologias de atenção que transformem o indivíduo em sujeito de seu próprio cuidado. Neste contexto, vimos relatar uma experiência ocorrida no município de Sobral - CE, no ano de 2009, construída no decurso do ensino da disciplina de Processo Saúde-doença, ministrada no Curso de Graduação em Enfermagem de uma instituição privada, que objetivou oportunizar aos discentes a vivência de algumas metodologias ativas na construção dos conceitos acerca da Promoção da Saúde e sua interface com a Enfermagem. Foram priorizados momentos de discussão coletiva para o entendimento inicial das bases conceituais inerentes ao assunto, presentes nas Cartas da Promoção da Saúde, reconhecidas pelos países que são membros da Organização das Nações Unidas. Os discentes foram divididos em equipes que escolheram aleatoriamente uma carta para apresentar ao pares, porém com o desafio de facilitar as construções coletivas com proatividade. Buscaram implementar técnicas diferentes de apresentação do assunto na sala de aula, com o intuito de tornar as discussões mais atrativas, bem como experimentar diferentes métodos que futuramente lhes auxiliarão em seu processo de trabalho. Posteriormente as equipes responsáveis fomentavam discussões com analogias acerca da realidade brasileira, buscando trabalhar o assunto de forma coletiva e sem a necessidade tão temida pelos discentes do ato de memorizar simplesmente tais documentos, tão importantes para a formação do enfermeiro. Esse processo foi importante, especialmente por estar inserido em uma disciplina que tenta dar visualização acerca do papel do enfermeiro como agente ativo no processo de saúde e de adoecimento dos indivíduos, trabalhando os diversos conceitos que permeiam essa área.


Palavras-chave:   Educação Superior, Promoção da Saúde, Enfermagem em Saúde Pública