1062-2 | O ENSINO DA GESTÃO EM SAÚDE NA ENFERMAGEM
UTILIZANDO A INTERNET COMO FERRAMENTA
| Autores: | Antonia Karoline Araújo Oliveira (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Antonio Rodrigues Ferreira Junior (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Aline de Souza Pereira (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Ivna Zaira Figueredo da Silva (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Samira Valentim Gama Lira (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Luiza Jane Eyre Souza Vieira (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) |
Resumo O Ensino do Gerenciamento em Enfermagem busca constantemente novas técnicas para se adequar às mudanças nas necessidades do mercado de trabalho. Especialmente na gestão do Sistema Único de Saúde - SUS, área em que os enfermeiros tem se destacado, utilizando conhecimentos e instrumentos da profissão para a gestão pública de sistemas de saúde, com peculiaridades que exigem uma boa formação acadêmica na busca de êxito nas ações desenvolvidas. Um dos maiores desafios é a experimentação de avaliações financeiras dos sistemas municipais de saúde visando à construção de planejamento estratégico, tornando esta prática um importante diferencial para o egresso da graduação que é alçado ao cargo de gestor da saúde em um município. Neste contexto, vimos relatar uma experiência ocorrida no município de Sobral - CE, no ano de 2009, construída durante o processo de ensino da disciplina de Organização dos Serviços de Saúde, ministrada no Curso de Graduação em Enfermagem de uma instituição privada, que objetivou oportunizar aos discentes a vivência de algumas práticas inerentes à gestão financeira e ao planejamento em saúde de alguns municípios, utilizando como principal ferramenta a rede mundial de computadores. Foram oportunizados momentos de discussão coletiva para a construção de conceitos acerca de gestão financeira no âmbito do SUS, bem como da área de planejamento. Posteriormente todos puderam conhecer algumas páginas da internet que são utilizadas constantemente por gestores e pelo controle social na busca de conhecimento da situação dos recursos transferidos na modalidade fundo a fundo entre as esferas governamentais. Na etapa final da experiência, os estudantes foram até as sedes dos municípios, discutir com os respectivos técnicos da área da saúde acerca dos achados e das construções realizadas, buscando entender como os dados disponíveis na rede mundial de computadores são utilizados realmente como ferramenta para melhora contínua da prática. Pôde-se observar adesão intensa dos futuros enfermeiros à experiência, com relatos de grande aprendizado, visto que utilizaram a internet, que é uma ferramenta do seu cotidiano, para a geração de novos conhecimentos em uma área tida por muitos como complicada de se entender, que é o gerenciamento da saúde na área pública.
Palavras-chave: Educação Superior, Gestão em Saúde, Enfermagem em Saúde Pública |