9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1062-1


Poster (Painel)
1062-1CARACTERÍSTICAS ESCOLARES DE ADOLESCENTES EXPOSTOS À VIOLÊNCIA DELINQUENCIAL
Autores:Antonia Karoline Araújo Oliveira (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Deborah Pedrosa Moreira (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Isabella Lima Barbosa (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Ivna Zaira Figueredo da Silva (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Augediva Maria Jucá Pordeus (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Luiza Jane Eyre Souza Vieira (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA)

Resumo

A escola desempenha importante papel na formação e encaminhamento do jovem na sociedade, transmite e reforça os valores morais advindos das relações familiares. Espera-se que seja um ambiente favorável a promoção da saúde, a construção da cidadania, a formação contínua de vínculos e a troca de experiências na adolescência, reduzindo o envolvimento de adolescentes com o crime. Neste contexto, o estudo descreve a associação de características sociodemográficas e escolares de adolescentes com exposição à violência delinquencial. Considera-se exposto à violência delinquencial o adolescente que, em algum momento, teve exposição a uso abusivo de álcool e/ou ao uso de drogas ilícitas e, pelo menos, um dos seguintes fatores: (i) autoestima negativa e/ou (ii) exposição a algum tipo de arma (fogo e/ou branca). Estudo transversal, realizado entre julho e outubro de 2009, em comunidade de baixo Índice de Desenvolvimento Humano, Fortaleza, Ceará, Brasil. Participaram 402 adolescentes, entre 10 a 19 anos, de ambos os sexos, a partir de amostragem aleatória. A coleta deu-se por aplicação de questionário autoaplicado e entrevista estruturada (para o analfabeto funcional), nas residências dos participantes. Cálculos frequenciais e o estabelecimento de significância de 95% foram usados na análise estatística. Em todas as etapas da pesquisa os preceitos éticos foram obedecidos. Encontrou-se que entre as características sociodemográficas dos adolescentes expostos à violência delinquencial, prevaleceu o sexo masculino (66,2%), a 1ª fase da adolescência (10-14 anos) (52,1%), a religião católica (56,4%), a naturalidade de Fortaleza e Região Metropolitana (667,6%), a renda familiar menor que dois (R$930,00) salários mínimos (86,0%). Quanto às escolares, predominou o ensino fundamental (64,8%), gostar de ir à escola (66,2%) e o absenteísmo escolar (77,5%). Houve associação entre naturalidade (p=0,020) e absenteísmo escolar (p<0,001) com a exposição à violência delinquencial. Em concluso, o estudo sinaliza que os gestores escolares devem ampliar a discussão e elaboração de estratégias para resgatar a escola como ambiente saudável e permanecer atentos para fatores que predispõem à violência entre adolescentes. Recomenda-se um cuidado atento sobre as atitudes desses alunos no ambiente escolar, um monitoramento da assiduidade e o fortalecimento da interlocução familiar.


Palavras-chave:  ADOLESCENTE, VIOLÊNCIA DELINQUENCIAL, ESCOLA