<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1062-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1062-1</td><td><b>CARACTERSTICAS ESCOLARES DE ADOLESCENTES EXPOSTOS VIOLNCIA DELINQUENCIAL</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Antonia Karoline Arajo Oliveira </u> (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Deborah Pedrosa Moreira (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Isabella Lima Barbosa (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Ivna Zaira Figueredo da Silva (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Augediva Maria Juc Pordeus (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Luiza Jane Eyre Souza Vieira (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A escola desempenha importante papel na formao e encaminhamento do jovem na sociedade, transmite e refora os valores morais advindos das relaes familiares. Espera-se que seja um ambiente favorvel a promoo da sade, a construo da cidadania, a formao contnua de vnculos e a troca de experincias na adolescncia, reduzindo o envolvimento de adolescentes com o crime. Neste contexto, o estudo descreve a associao de caractersticas sociodemogrficas e escolares de adolescentes com exposio violncia delinquencial. Considera-se exposto violncia delinquencial o adolescente que, em algum momento, teve exposio a uso abusivo de lcool e/ou ao uso de drogas ilcitas e, pelo menos, um dos seguintes fatores: (i) autoestima negativa e/ou (ii) exposio a algum tipo de arma (fogo e/ou branca). Estudo transversal, realizado entre julho e outubro de 2009, em comunidade de baixo ndice de Desenvolvimento Humano, Fortaleza, Cear, Brasil. Participaram 402 adolescentes, entre 10 a 19 anos, de ambos os sexos, a partir de amostragem aleatria. A coleta deu-se por aplicao de questionrio autoaplicado e entrevista estruturada (para o analfabeto funcional), nas residncias dos participantes. Clculos frequenciais e o estabelecimento de significncia de 95% foram usados na anlise estatstica. Em todas as etapas da pesquisa os preceitos ticos foram obedecidos. Encontrou-se que entre as caractersticas sociodemogrficas dos adolescentes expostos violncia delinquencial, prevaleceu o sexo masculino (66,2%), a 1 fase da adolescncia (10-14 anos) (52,1%), a religio catlica (56,4%), a naturalidade de Fortaleza e Regio Metropolitana (667,6%), a renda familiar menor que dois (R$930,00) salrios mnimos (86,0%). Quanto s escolares, predominou o ensino fundamental (64,8%), gostar de ir escola (66,2%) e o absentesmo escolar (77,5%). Houve associao entre naturalidade (p=0,020) e absentesmo escolar (p<0,001) com a exposio violncia delinquencial. Em concluso, o estudo sinaliza que os gestores escolares devem ampliar a discusso e elaborao de estratgias para resgatar a escola como ambiente saudvel e permanecer atentos para fatores que predispem violncia entre adolescentes. Recomenda-se um cuidado atento sobre as atitudes desses alunos no ambiente escolar, um monitoramento da assiduidade e o fortalecimento da interlocuo familiar. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;ADOLESCENTE, VIOLNCIA DELINQUENCIAL, ESCOLA</td></tr></table></tr></td></table></body></html>