9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1061-1


Poster (Painel)
1061-1Os sentidos da iatrogenia no envelhe-ser: um estudo sobre as práticas de cuidado para o paciente idoso da Clínica Médica do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), Belém-Pará
Autores:Arianne Carolina de Melo Araujo (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

Na busca de práticas cuidadoras, que são constituídas por meio da articulação da oferta de ações de saúde e gestão do cuidado, considerar as particularidades do histórico pessoal do usuário que busca um serviço de saúde é uma reflexão que posiciona uma crítica à visão reducionista e simplificada do sujeito, pautada na incapacidade de estabelecer uma relação com o mesmo, a não ser transformando-o em um objeto diagnosticável. É interessante pensar que tais atitudes indicam o reconhecimento do outro como sujeito autônomo e capaz de decisões e escolhas, isto é, capaz de aceitar ou rejeitar as ações propostas pelos profissionais de saúde e, sobretudo, portador de saberes sobre o cuidado de que necessita. Este ensaio reúne contribuições da Psicanálise, da Filosofia e da Saúde Coletiva à práxis de cuidado integral, consoante a literatura. O campo empírico da pesquisa que o sucede são as práticas de cuidado, oferecidas ao idoso atendido na Clínica Médica do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), Belém-Pará. Os sujeitos da pesquisa são usuários idosos e trabalhadores do Ambulatório de Clínica Médica. A pesquisa empírica tem sido desenvolvida por meio de observação direta, de entrevistas orientadas por roteiro e da aplicação de duas escalas para avaliar a capacidade de autonomia e de realizar atividades de vida diária de autocuidado relacionadas aos pacientes, com a finalidade de buscar associações entre o cuidado no âmbito hospitalar e a competência de fortalecimento da autonomia do paciente idoso. A articulação das informações de diferentes fontes para discorrer as questões ligadas à iatrogenia e à integralidade do cuidado tem sido feita através da cartografia. A coleta dos dados, em andamento, responderá pelas conclusões do presente estudo.


Palavras-chave:  Cuidado, Envelhecimento, Integralidade