<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1060-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1060-1</td><td><b>Projeto Pedaggico Integrado dos cursos de graduao na UCDB  Campo Grande MS</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Fernando Pierette Ferrari </u> (UCDB - Universidade Catlica Dom Bosco) ; Alexandre Alves Machado (UCDB - Universidade Catlica Dom Bosco) ; Karla Rejane de Andrade Porto (UCDB - Universidade Catlica Dom Bosco) ; Luciana Barbosa Rocha (UCDB - Universidade Catlica Dom Bosco) ; Rosilene Rocha Palasson (UCDB - Universidade Catlica Dom Bosco) ; Maineide Zanotto Velasques (UCDB - Universidade Catlica Dom Bosco) ; Maria Eugenia de Moraes Guerra (UCDB - Universidade Catlica Dom Bosco) ; Carlos Alberto Eloy Tavares (UCDB - Universidade Catlica Dom Bosco) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A Universidade Catlica Dom Bosco tem como marca o pioneirismo na formao superior e muitos de seus cursos de graduao so os primeiros no estado. Apesar de garantir infra-estrutura, organizao curricular e metodolgica adequadas, garantindo referncia proporcional de alunos e professores, os cursos sofreram um impacto negativo referente demanda de alunos ingressantes nos ltimos anos. A localizao geogrfica, a concorrncia de mensalidades impostas pelo mercado e a necessidade de responder as transformaes no mundo do trabalho e ao perfil de profissionais de sade, impulsionaram o processo de mudana nos cursos da sade. Em 2008 foi constituda comisso de reformulao de Projetos Pedaggicos. Tendo como pilares o trabalho em equipe, a aprendizagem significativa, a interao ensino-servio-comunidade, a territorializao, e estruturado em dois ncleos de saberes: compartilhados e compartilhveis e os especficos de cada profisso. O processo de ensinagem se d em turmas integradas dos 05 cursos para o ncleo de saberes compartilhados. J no primeiro ano os acadmicos desafiam-se a cartografar o territrio identificando problemas e necessidades da populao. Este desenho o problematizador da aprendizagem durante todo o curso. Em um ano e meio de experincia, podemos identificar a potncia da estratgia a partir da anlise da postura de alunos e professores comprometidos com a mudana na formao e com a transformao nas modelagens assistenciais que respondam as demandas do territrio. A sustentabilidade j no mais uma preocupao, pois a adequao da carga horria, a integralizao em 05 anos e o modelo metodolgico apostado determinaram um novo perfil de ingressos Este desafio necessita de processo dialgico constante envolvendo atores diversificados dos espaos da formao e do servio. O investimento em planejamento e formao permanente dos formadores imprescindvel e a resistncia do servio e da gesto ainda demanda superao, mas o processo nos permite identificar pistas de ser este um modelo promissor e adequado para respondermos as necessidades do mundo do trabalho e da produo do novo fazer sade. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;projeto pedaggico, integrado, sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>