9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1060-1


Poster (Painel)
1060-1Projeto Pedagógico Integrado dos cursos de graduação na UCDB – Campo Grande MS
Autores:Fernando Pierette Ferrari (UCDB - Universidade Católica Dom Bosco) ; Alexandre Alves Machado (UCDB - Universidade Católica Dom Bosco) ; Karla Rejane de Andrade Porto (UCDB - Universidade Católica Dom Bosco) ; Luciana Barbosa Rocha (UCDB - Universidade Católica Dom Bosco) ; Rosilene Rocha Palasson (UCDB - Universidade Católica Dom Bosco) ; Maineide Zanotto Velasques (UCDB - Universidade Católica Dom Bosco) ; Maria Eugenia de Moraes Guerra (UCDB - Universidade Católica Dom Bosco) ; Carlos Alberto Eloy Tavares (UCDB - Universidade Católica Dom Bosco)

Resumo

A Universidade Católica Dom Bosco tem como marca o pioneirismo na formação superior e muitos de seus cursos de graduação são os primeiros no estado. Apesar de garantir infra-estrutura, organização curricular e metodológica adequadas, garantindo referência proporcional de alunos e professores, os cursos sofreram um impacto negativo referente à demanda de alunos ingressantes nos últimos anos. A localização geográfica, a concorrência de mensalidades impostas pelo mercado e a necessidade de responder as transformações no mundo do trabalho e ao perfil de profissionais de saúde, impulsionaram o processo de mudança nos cursos da saúde. Em 2008 foi constituída comissão de reformulação de Projetos Pedagógicos. Tendo como pilares o trabalho em equipe, a aprendizagem significativa, a interação ensino-serviço-comunidade, a territorialização, e estruturado em dois núcleos de saberes: compartilhados e compartilháveis e os específicos de cada profissão. O processo de ensinagem se dá em turmas integradas dos 05 cursos para o núcleo de saberes compartilhados. Já no primeiro ano os acadêmicos desafiam-se a cartografar o território identificando problemas e necessidades da população. Este desenho é o problematizador da aprendizagem durante todo o curso. Em um ano e meio de experiência, podemos identificar a potência da estratégia a partir da análise da postura de alunos e professores comprometidos com a mudança na formação e com a transformação nas modelagens assistenciais que respondam as demandas do território. A sustentabilidade já não é mais uma preocupação, pois a adequação da carga horária, a integralização em 05 anos e o modelo metodológico apostado determinaram um novo perfil de ingressos Este desafio necessita de processo dialógico constante envolvendo atores diversificados dos espaços da formação e do serviço. O investimento em planejamento e formação permanente dos formadores é imprescindível e a resistência do serviço e da gestão ainda demanda superação, mas o processo nos permite identificar pistas de ser este um modelo promissor e adequado para respondermos as necessidades do mundo do trabalho e da produção do novo fazer saúde.


Palavras-chave:  projeto pedagógico, integrado, saúde