9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1059-1


Poster (Painel)
1059-1GELADEIRA NOVA OU MESTRADO NOVO? ou DE COMO AS EMOÇÕES E O INTELECTO SE ENCONTRAM NA PÓS-GRADUAÇÃO
Autores:Inesita Soares de Araújo (ICICT/FIOCRUZ - ICICT/Fundação Oswaldo Cruz) ; Cícera Henrique Silva (ICICT/FIOCRUZ - ICICT/Fundação Oswaldo Cruz)

Resumo

Temos por objetivo apresentar uma experiência que vem sendo vivenciada no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (doutorado e mestrado), oferecido desde julho de 2009 pelo ICICT/Fundação Oswaldo Cruz. Trata-se de uma atividade obrigatória do Programa, denominada Portfolio. Organizado em 4 módulos para o mestrado e 8 para o doutorado, o Portfolio tem como objetivos gerais acompanhar de forma sistemática e compartilhar o percurso acadêmico e investigativo de cada aluno e promover seu vínculo com as linhas de pesquisa. Consiste na coleta, registro e sistematização, pelo aluno, de todo o material e referências que integram sua pesquisa, como anotações de campo, achados bibliográficos, material midiático, mapas conceituais, orientações, sites da internet referentes ao seu objeto etc. O aluno deve manter um portfolio físico, que recebe materiais de formatos e tamanhos diversos e um virtual, onde guarda dados e textos virtuais ou documentos digitalizados. Os portfolios virtuais devem ter formatos que permitam a organização de arquivos e que estejam em suporte na Internet, com acesso aos professores e colegas. Cada aluno faz duas apresentações por semestre, quando relata como tem conduzido seu curso, aporta os elementos significativos, problematiza o que lhe parece relevante e indica suas principais descobertas do período. Este relato é ilustrado pelos portfolios virtual e físico. Apresenta também um texto literário ou jornalístico, no qual expressa sentimentos, emoções e como elas interagem com a vivência acadêmica. Após a apresentação, os colegas, coordenadores e orientador comentam e aportam contribuições. Posteriormente, o aluno apresenta uma avaliação sobre o momento vivido. A experiência tem sido bem avaliada por alunos e professores, sendo considerado o elemento articulador das vivências no curso, possibilitando a aquisição de uma bagagem reflexiva e afetiva, desenvolvendo o sentido de pertencimento e compartilhamento de uma linha de pesquisa, levando o aluno a perceber que é uma voz e que tem o que dizer, a saber explicar seu interesse e objeto, a identificar insights, correlações, articulações diversas com seu objeto de estudo, além de desenvolver a capacidade de escrita. Para o Programa, possibilita o acompanhamento e correções de rumo nos percursos individuais e coletivo, além de ter um espaço a mais de consolidação das linhas de pesquisa e abordagem interdisciplinar.


Palavras-chave:  Ensino pós-graduado, Informação e Comunicação em Saúde, Pesquisa Interdisciplinar