<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1059-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1059-1</td><td><b>GELADEIRA NOVA OU MESTRADO NOVO? ou DE COMO AS EMOES E O INTELECTO SE ENCONTRAM NA PS-GRADUAO </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Inesita Soares de Arajo </u> (ICICT/FIOCRUZ - ICICT/Fundao Oswaldo Cruz) ; Ccera Henrique Silva (ICICT/FIOCRUZ - ICICT/Fundao Oswaldo Cruz) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Temos por objetivo apresentar uma experincia que vem sendo vivenciada no Programa de Ps-Graduao em Informao e Comunicao em Sade (doutorado e mestrado), oferecido desde julho de 2009 pelo ICICT/Fundao Oswaldo Cruz. Trata-se de uma atividade obrigatria do Programa, denominada Portfolio. Organizado em 4 mdulos para o mestrado e 8 para o doutorado, o Portfolio tem como objetivos gerais acompanhar de forma sistemtica e compartilhar o percurso acadmico e investigativo de cada aluno e promover seu vnculo com as linhas de pesquisa. Consiste na coleta, registro e sistematizao, pelo aluno, de todo o material e referncias que integram sua pesquisa, como anotaes de campo, achados bibliogrficos, material miditico, mapas conceituais, orientaes, sites da internet referentes ao seu objeto etc. O aluno deve manter um portfolio fsico, que recebe materiais de formatos e tamanhos diversos e um virtual, onde guarda dados e textos virtuais ou documentos digitalizados. Os portfolios virtuais devem ter formatos que permitam a organizao de arquivos e que estejam em suporte na Internet, com acesso aos professores e colegas. Cada aluno faz duas apresentaes por semestre, quando relata como tem conduzido seu curso, aporta os elementos significativos, problematiza o que lhe parece relevante e indica suas principais descobertas do perodo. Este relato ilustrado pelos portfolios virtual e fsico. Apresenta tambm um texto literrio ou jornalstico, no qual expressa sentimentos, emoes e como elas interagem com a vivncia acadmica. Aps a apresentao, os colegas, coordenadores e orientador comentam e aportam contribuies. Posteriormente, o aluno apresenta uma avaliao sobre o momento vivido. A experincia tem sido bem avaliada por alunos e professores, sendo considerado o elemento articulador das vivncias no curso, possibilitando a aquisio de uma bagagem reflexiva e afetiva, desenvolvendo o sentido de pertencimento e compartilhamento de uma linha de pesquisa, levando o aluno a perceber que uma voz e que tem o que dizer, a saber explicar seu interesse e objeto, a identificar insights, correlaes, articulaes diversas com seu objeto de estudo, alm de desenvolver a capacidade de escrita. Para o Programa, possibilita o acompanhamento e correes de rumo nos percursos individuais e coletivo, alm de ter um espao a mais de consolidao das linhas de pesquisa e abordagem interdisciplinar. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Ensino ps-graduado, Informao e Comunicao em Sade, Pesquisa Interdisciplinar</td></tr></table></tr></td></table></body></html>