<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1056-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1056-3</td><td><b>A formao do profissional Nutricionista desenvolvido junto aos territrios das Equipes de Sade da Familia, com vistas a promoo da sade da populao dentro dos principios do SUS e em consonncia com as Diretrizes Curriculares Nacionais. </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Adriana Machado Maestri Carvalho </u> (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Veralice Gonalves (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Maurem Ramos (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A formao do profissional nutricionista deve contemplar o que determinam as Diretrizes Curriculares Nacionais, dentro dos princpios da Integralidade na assistncia sade. Para tanto, os responsveis pelo Internato em Nutrio Social da UFRGS na UBS Santa Ceclia em 2008, planejaram o desenvolvimento de atividades destinadas as alunas em estagio curricular, junto as ESF da UBS Santa Ceclia. Sendo assim, proporcionando s acadmicas um espao onde poderiam vivenciar a busca pela construo da cidadania. Para tanto, partimos de um trabalho de insero da equipe na comunidade, buscando a Promoo da Sade em uma micro-rea considerada de risco. Frente diversidade e a complexidade dos problemas de sade foi necessrio iniciar pelo diagnostico da ESF e suas impresses sobre o territrio sob sua responsabilidade. Aps uma minuciosa anlise, foram realizadas visitas peridicas ao territrio juntamente com as ACS,buscando a construo de vnculo com os usurios. Nesta oportunidade, coletamos informaes possveis como as referentes a infra-estrutura da rea e aos problemas apontados pelos moradores e lderes da comunidade,correlacionando com os registros e dados encontrados na ESF, Hiperdia, SISVAN, SIAB. Neste sentido, dando continuidade ao trabalho de fortalecimento do vinculo do servio de sade, as acadmicas, juntamente com as ACS e as professoras planejaram inicialmente atividades ldicas de integrao direcionada principalmente as crianas utilizando-se de msica, dana, bales e sorteios em um espao fsico cedido pela associao comunitria do bairro. Na oportunidade foi realizada avaliao nutricional das crianas moradoras da comunidade, sendo coletados as variveis peso, altura e idade. Em um segundo momento as atividades foram direcionadas aos adultos, quando coletamos dados de peso, altura, circunferncia da cintura e presso arterial. Como estratgias educativas foram elaborados cartazes e folders sobre sade e alimentao adequada. Aps foram desenvolvidas aes de promoo e educao em sade como: campanha de preveno da anemia, quando as alunas levaram e divulgaram a problemtica junto a comunidade, oficinas de gerao de renda, (destinada as donas-de casa que no possuiam emprego formal) e oficina na comunidade de confeco do sabonete  antipiolho . Bem como, atividades educativas na comunidade com o objetivo de orientar a populao sobre riscos, preveno e tratamento da hipertenso, diabetes e obesidade. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Formao, Diretrizes Curriculares Nacionais, Integralidade em Sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>