9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1056-3



1056-3A formação do profissional Nutricionista desenvolvido junto aos territórios das Equipes de Saúde da Familia, com vistas a promoção da saúde da população dentro dos principios do SUS e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais.
Autores:Adriana Machado Maestri Carvalho (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Veralice Gonçalves (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Maurem Ramos (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL)

Resumo

A formação do profissional nutricionista deve contemplar o que determinam as Diretrizes Curriculares Nacionais, dentro dos princípios da Integralidade na assistência à saúde. Para tanto, os responsáveis pelo Internato em Nutrição Social da UFRGS na UBS Santa Cecília em 2008, planejaram o desenvolvimento de atividades destinadas as alunas em estagio curricular, junto as ESF da UBS Santa Cecília. Sendo assim, proporcionando às acadêmicas um espaço onde poderiam vivenciar a busca pela construção da cidadania. Para tanto, partimos de um trabalho de inserção da equipe na comunidade, buscando a Promoção da Saúde em uma micro-área considerada de risco. Frente à diversidade e a complexidade dos problemas de saúde foi necessário iniciar pelo diagnostico da ESF e suas impressões sobre o território sob sua responsabilidade. Após uma minuciosa análise, foram realizadas visitas periódicas ao território juntamente com as ACS,buscando a construção de vínculo com os usuários. Nesta oportunidade, coletamos informações possíveis como as referentes a infra-estrutura da área e aos problemas apontados pelos moradores e líderes da comunidade,correlacionando com os registros e dados encontrados na ESF, Hiperdia, SISVAN, SIAB. Neste sentido, dando continuidade ao trabalho de fortalecimento do vinculo do serviço de saúde, as acadêmicas, juntamente com as ACS e as professoras planejaram inicialmente atividades lúdicas de integração direcionada principalmente as crianças utilizando-se de música, dança, balões e sorteios em um espaço físico cedido pela associação comunitária do bairro. Na oportunidade foi realizada avaliação nutricional das crianças moradoras da comunidade, sendo coletados as variáveis peso, altura e idade. Em um segundo momento as atividades foram direcionadas aos adultos, quando coletamos dados de peso, altura, circunferência da cintura e pressão arterial. Como estratégias educativas foram elaborados cartazes e folders sobre saúde e alimentação adequada. Após foram desenvolvidas ações de promoção e educação em saúde como: campanha de prevenção da anemia, quando as alunas levaram e divulgaram a problemática junto a comunidade, oficinas de geração de renda, (destinada as donas-de–casa que não possuiam emprego formal) e oficina na comunidade de confecção do sabonete “antipiolho”. Bem como, atividades educativas na comunidade com o objetivo de orientar a população sobre riscos, prevenção e tratamento da hipertensão, diabetes e obesidade.


Palavras-chave:  Formação, Diretrizes Curriculares Nacionais, Integralidade em Saúde