9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1054-3



1054-3Projeto Sérgio Arouca Santa Catarina: um projeto de integralidade sem fronteiras
Autores:Marcos Aurélio Maeyama (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) ; Heitor Tognoli (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) ; Lauren Provin (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) ; Tehura Auozani (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) ; Sara Hilgert (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí)

Resumo

Caracterização do problema: Uma das motivações exercidas pelo projeto PRÓ-Saúde do curso de Medicina da UNIVALI foram mudanças ocorridas na disciplina de Medicina de Família e Comunidade, com reorientação teórica do processo saúde-doença e implemenção de atividades práticas na Atenção Básica. Visando a diversificação ainda mais os cenários de prática, foi idealizado em nível de extensão o “Projeto Sérgio Arouca”, inspirado no “Projeto Rondon”, que consistiu em oportunizar ao aluno o conhecimento de realidades de outro município, tendo como espaço de ação a Atenção Básica. O projeto ainda apresentava como meta o desenvolvimento e qualificação da Atenção Básica do município visitado. Descrição da experiência: Tangará (SC) foi o município escolhido, inicialmente foi realizada uma viagem precursora pela comissão do projeto, para identificação dos problemas e posterior planejamento para desenvolvimento das ações, em conjunto com a equipe local. Após a viagem precursora, foram selecionados alunos e professores e posteriormente foram realizadas oficinas preparatórias para a viagem. A equipe, composta por 28 integrantes, permaneceu no município por 7 dias, e foram realizadas atividades de grupo, atividades de educação permanente, visitas domiciliares, atendimentos clínicos, relacionados a saúde da criança, saúde da mulher, saúde mental, saúde do trabalhador, pacientes crônicos, pacientes acamados. Ao final de cada dia eram realizadas reuniões com todo o grupo com descrição das atividades, para avaliação e re-planejamento de outras atividades vindouras. Efeitos alcançados: Uma avaliação final interna do grupo sobre o projeto apresentou relatos extremamente positivos, fato que pode ser confirmado pelo interesse de todos os integrantes em participarem do segundo projeto, ainda a ser realizado. Outro fato positivo observado pelos professores foi o envolvimento e compromisso dos alunos na organização e execução das atividades, talvez por estarem fora da “obrigação” acadêmica e também pelo fato de vivenciarem de forma contínua uma realidade, o que não ocorre nos estágios semanais da disciplina. Recomendações: Esta experiência vivenciada pelo aluno pode ser transformadora inclusive no seu retorno ao estágio curricular da disciplina, com outro nível de comprometimento e ação. A experiência demonstrou a capacidade de sensibilizar o aluno para um olhar ampliado sobre o processo saúde-doença, colaborando para uma formação integral.


Palavras-chave:  Atenção Primária à Saúde, Assistência Integral à Saúde, Educação Médica