9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1052-1



1052-1Experiência do Contrato Didático de Ensinagem na Residência de Medicina de Família e Comunidade em Florianópolis
Autores:Rodrigo Mendonça Paulino (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Murilo Vieira Coutinho (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Ronaldo Zonta (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Carlo Roberto Hackmann da Cunha (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo

Caracterização do problema: O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (PRM-MFC UFSC/SMS) objetiva formar profissionais voltados para a Atenção Primária em Saúde e comprometidos com a consolidação do SUS. A formação baseia-se no modelo da Estratégia Saúde da Família ficando, o residente, integrado (inserido) e co-responsável por uma equipe de saúde da família (ESF); no Centro de Saúde Saco Grande (CSSG) existem duas equipes que contam com a Residência, 334 e 335. Dentre as atividades previstas para o primeiro ano está a construção do Contrato Didático de Ensinagem, que define aspectos norteadores do Processo de Aprendizagem. Descrição da experiência: Trata-se de um processo dinâmico e comprometido de ensino e aprendizagem entre o médico residente e o seu preceptor com o objetivo de, partindo do reconhecimento das habilidades e dificuldades de ambos os atores, formar os pós-graduandos em Médicos de Família e Comunidade. Inicialmente, foi realizado o reconhecimento do PRM-MFC pelos participantes do contrato, explicitando os objetivos gerais e específicos, bem como as competências do mesmo. O residente e preceptor definiram as expectativas em relação ao PRM-MFC UFSC/SMS, suas habilidades, dificuldades e necessidades de aprimoramento; as informações foram registradas e o contrato foi ratificado. Efeitos alcançados: Com os dados obtidos, definiram-se os objetivos a serem alcançados e planejaram-se as formas de atuação, as metodologias empregadas e o processo avaliativo, construindo um plano de ensino. Este é entendido como instrumento de orientação do médico residente, do seu preceptor e da coordenação do PRM-MFC que define os avanços e as dificuldades que ainda devem ser transpostas através de avaliações periódicas. Recomendações: A utilização de um processo contratual que valoriza a relação entre educandos e educadores como sujeitos participativos permite a construção do conhecimento de forma deliberada e consciente vislumbrando os objetivos do curso e produzindo, a partir das dificuldades e habilidades de cada um, uma constante avaliação da dinâmica de ensino e aprendizagem.


Palavras-chave:  Educação em Saúde, Educação de Pós-Graduação em Medicina, Programas de Auto-Avaliação