1050-1 | A implementação da Educação Permanente em Saúde através do alinhamento de gestores: Projeto de Mãos Dadas | Autores: | Carla Wirz Leite Sá (SMS SALVADOR - Secretaria Municipal de Saúde de Salvador) ; Péricles Pires Pereira Filho (SMS SALVADOR - Secretaria Municipal de Saúde de Salvador) ; Mary Lopes Fontes (SMS SALVADOR - Secretaria Municipal de Saúde de Salvador) ; Daniela Rocha Fontoura Câmara de Almeida (SMS SALVADOR - Secretaria Municipal de Saúde de Salvador) |
Resumo As ações educativas em desenvolvimento de pessoal passam por um processo continuo de reformulações na sua condução, particularmente quando as mesmas são vislumbradas através da política de educação permanente em saúde (EP) e da ótica da gestão com pessoas. Tal fato propicia um novo ordenamento destas ações na produção de sujeitos implicados e comprometidos com o seu processo de trabalho. Por outro lado, observa-se na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador uma crescente demanda de ações educativas realizadas em todos os níveis: central, e distrital. Como resultado temos: capacitações por vezes repetitivas, pontuais, sobrecarga de capacitações para Distritos e profissionais, dificuldade em avaliação do impacto destas nas ações realizadas pelos profissionais de saúde e desinteresse pelos processos de capacitações ofertados.
Considerando a implementação da EP, do Plano de Desenvolvimento de Pessoas nesta Secretaria e sua condução pela Subcoordenação de Capacitação e Desenvolvimento Humano (SUDECAP), urge que se estabeleça uma ampla discussão para o alinhamento das ações educativas e sua normatização. Diante do cenário exposto, a SUDECAP pretende, a partir das discussões entre os diversos atores desta SMS, ordenar as ações educativas ampliando a discussão sobre a EP no SUS Salvador.
Serão realizadas 03 (três) oficinas, com a participação dos Técnicos da capacitação, gestores e áreas técnicas da SMS. No intervalo entre as oficinas serão realizadas rodas de conversa mensalmente com o objetivo de manter o vínculo entre os participantes e alinhar conceitos sobre as ações educativas.
As oficinas utilizarão a metodologia da problematização que possibilita a reflexão crítica e a avaliação do impacto destas ações. Haverá um relator para o registro das principais discussões geradas por cada oficina e roda de conversa. Pretende-se, ainda, monitorar e avaliar o impacto e o desenvolvimento da execução deste projeto através: da análise do relato de cada oficina e roda; do comparativo do mapeamento das ações educativas em 2010 e sua execução no final do ano; da análise de expectativas e percepção de cada participante em relação ao processo vivenciado e da freqüência e permanência nas ações educativas deste projeto.
Por fim, entende-se que a EP traz consigo o grande desafio de articular e refletir a respeito das práticas de cuidado que devem ser entendidas como forma de construir novos pactos para a reestruturação dos serviços.
Palavras-chave: Educação permanente, Gestão com pessoas, Problematização |