1047-2 | O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM NA ÓPTICA DE GRADUANDOS
| Autores: | Gleide Magali Lemos Pinheiro (UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) ; Lyra Cândida Calhau Rebouças (UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) ; Lizandre Lemos Pinheiro (SMS/PIRIPÁ/BA - Secretaria Municipal de Saúde de Piripá/BA) |
Resumo As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem recomendam a realização do estágio curricular nos últimos semestres, com 20% da carga horária total do curso de modo que contribua para a formação de profissionais competentes, criativos, que respondam às atuais necessidades da sociedade. Em nossa realidade, especificamente no campo da saúde coletiva, é possível afirmar que, as recomendações contidas nesse documento estimularam uma maior inserção do estudante nos diversificados cenários do contexto social de promoção da saúde, incluindo aí os equipamentos sociais disponíveis no entorno das áreas de abrangência da Estratégia de Saúde da Família. Considerando esses aspectos, esse trabalho teve como objetivo descrever as percepções de discentes de graduação em Enfermagem acerca da disciplina Estágio Curricular Supervisionado I (ECS I), desenvolvido na rede de atenção básica à saúde, considerando a carga horária destinada à disciplina referida, num total de 270 horas. As informações foram coletadas por meio de um questionário, aplicado a alunos matriculados no VIII semestre do curso de enfermagem de uma universidade pública do interior da Bahia que estavam concluindo a disciplina ECS I. Para tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo de onde emergiram categorias denominadas de: Relação teoria/prática; Preparo para atuação profissional; Aperfeiçoamento de habilidades; Fortalecimento das relações. Percebemos que, para os informantes desse estudo, o estágio curricular desperta sentimentos conflituosos e promissores, revelando certa ambigüidade, uma vez que tal oportunidade se apresenta como um ensaio para a vida profissional ao possibilitar o aprimoramento de habilidades e competências específicas do enfermeiro. Entretanto há um consenso de que, o discente deve ter o compromisso social de contribuir com o serviço onde está inserido a partir do desenvolvimento de ações intra a e extra-muros que possam contribuir para o fortalecimento dos princípios do SUS. Palavras-chave: Currículo, Enfermagem, Estágio |