9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1046-2



1046-2PROPOSTA DE ENSINO DO INTERNATO EM NUTRIÇÃO SOCIAL
Autores:Maurem Ramos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Ilaine Schuch (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Marilda Neutzling (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Para ajustar-se a diretriz curricular, a graduação em Nutrição da UFRGS passou por alterações curriculares, sendo uma delas, a modificação dos estágios obrigatórios, com diferentes cargas horárias por área, para um programa de internato que se inicia no mês de Janeiro do último ano do curso, encerrando-se em Dezembro. O programa foi dividido em 3 grandes áreas de prática, cada uma com 450 horas pelo período de 4 meses. O objetivo do relato é descrever a proposta de ensino do internato em nutrição social. Os alunos são encaminhados para atividades de atenção primária em saúde, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) mesclado com Unidades Básicas de Saúde (UBS) tradicionais. Esta ação educativa permite ao aluno a construção do conhecimento para alcançar os seguintes objetivos: Preparar o acadêmico de nutrição para uma ação profissional efetiva em vivência real, implantar e implementar a vigilância e monitoramento do estado nutricional da população adscrita, planejar com a equipe de saúde o desenvolvimento de programas de saúde e nutrição necessários à resolução dos problemas diagnosticados tanto em nível individual como coletivos, integrar prioritariamente nestes programas as ações da matriz de alimentação e nutrição, assim como desenvolver aptidões para exercitar as competências e habilidades necessárias para este campo de atuação. As atividades seguem os seguintes eixos: Atenção individual com consultas nutricionais; Atenção coletiva com grupos educativos de programas de saúde, grupos específicos de educação alimentar para mudanças de comportamento/práticas/atitudes na alimentação; Atenção comunitária com projetos em escolas, creches, comércio de alimentos, clubes de mães, centros comunitários, associação de moradores, visitas domiciliares para atendimento nutricional e Gestão com implementação do SISVAN, planejamento de programas, contribuição no desenvolvimento de protocolos, implementação de pesquisa em serviço, planejamento de projetos de educação permanente. Cada grupo de alunos é acompanhado pelo preceptor do local da prática e por um professor do curso. Os grupo de alunos e professores se reúnem semanalmente e uma vez por mês com os preceptores para reflexão e discussão de temário programado. Ao final do período previsto é apresentado uma avaliação e relato dos atores e da pesquisa em serviço realizada.


Palavras-chave:  educação, nutrição, saúde pública