<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1046-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1046-1</td><td><b>PRTICA DE ATUAO PROFISSIONAL(PAP)COMO DISCIPLINA DA GRADUAO EM NUTRIO/UFRGS. </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Maurem Ramos </u> (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A disciplina Prtica de atuao profissional foi pensada em 2005 para ser integrada a grade curricular da Graduao em Nutrio da UFRGS no ano de 2006. Foi idealizada a partir da discusso da nova concepo de ensino na rea da sade que incentiva a vivncia dos alunos na prtica profissional e de sade desde os primeiros anos da graduao. Esta concepo trs no seu arcabouo a implementao de temas de discusso, de acordo com as necessidades sugeridas pela vivncia prtica dos alunos para responder as suas demandas de aprendizagens. Os objetivos da disciplina so: Discutir a prtica social do nutricionista nas diferentes reas de atuao; Incentivar a prtica reflexiva e a criticidade; Desenvolver habilidades de observar, analisar e julgar; Oportunizar a construo do conhecimento a partir da prtica. A metodologia utilizada ativa, pois o aluno busca sua aprendizagem a partir da vivencia no cotidiano, com o auxilio do preceptor/professor. Os alunos so encaminhados aos cenrios da prtica, acompanhando um formando em estgio obrigatrio. O aluno orientado a elaborar o dirio de campo com anotaes do observado e as dvidas que surgem so problematizadas com a ajuda do professor que orientam bibliografia, sites, etc. e os alunos buscam respostas. Para avaliao da disciplina utilizado o portflio e os critrios de anlise para o conceito, determinados com a participao dos alunos. Estas categorias foram: conhecimentos novos, a validade do processo implementado, os locais de prticas, a participao, disponibilidade e orientao do preceptor/professor. Concluindo as avaliaes do processo apresentam como pontos negativos: Alunos e professores sem preparo adequado para acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem proposto; Alguns locais de prtica com muita rigidez representando para alguns alunos dificuldade no processo; Desencontros entre os alunos e preceptor/professor que deveria estar orientando. Os pontos positivos apresentados na avaliao: A vivncia na prtica e principalmente a aproximao com os locais onde os profissionais atuam; A convivncia com a equipe de sade e de produo de alimentos e o sentimento de pertencimento nesta categoria de profissionais; A oportunidade de estudar conhecimentos novos independente do momento do ensino que est sendo cursado.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;educao, nutrio, prtica social</td></tr></table></tr></td></table></body></html>