9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1045-1



1045-1ANATOMIA HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO SUPORTE PARA APRENDIZAGEM DA SAÚDE
Autores:Claudia Magalhães da Silva (UNIPLI - CENTRO UNIVERSITÁRIO PLINI LEITE) ; Jorge Martire (UNIPLI - CENTRO UNIVERSITÁRIO PLINI LEITE) ; Alex da Silva Xavier (UNIPLI - CENTRO UNIVERSITÁRIO PLINI LEITE)

Resumo

RESUMO No conjunto de atribuições conferidas às instituições de ensino fundamental para serem trabalhadas com os alunos, encontram-se aquelas referentes à noção de saúde. Assim, possuem como desafio o incremento de práticas inovadoras que possibilitem transformar o ambiente educacional e facilitar a inclusão de metodologias que aproximem os conceitos de saúde do ambiente escolar. Ao assumir a saúde como completo estado de bem estar físico, psíquico e mental, entendemos que a anatomia apresenta-se ao aluno do ensino fundamental como fator atrativo para a noção de corpo e funcionamento fisiológico, constituindo-se inclusive como suporte para superação da noção de saúde limitada as questões do campo biológico. Com objetivo de aproximar os alunos de ensino fundamental de estruturas e sistemas anatômicos estudados na disciplina de Ciências proporcionando sedimentação e expansão dos conhecimentos biológicos, extrapolando-os para a noção de saúde a partir da localização e funcionamento fisiológico dos órgãos, foi realizado, por intermédio do curso de enfermagem, o projeto de extensão universitária “Anatomia Humana para o ensino Fundamental” o qual realiza aulas prático-expositivas de anatomia humana com debates que correlacionam a anatomia e fisiologia humana com saúde, para tanto se utiliza de questões relativas a alimentação, hábitos de vida e prática de exercício e suas conseqüências para a qualidade da estruturas e funcionamento anatômico de um determinado sistema. Acreditamos que tal perspectiva possibilita ao aluno momentos de reflexão e aprendizado sobre prevenção e promoção de saúde. Observamos que a realização do projeto apresentou grande aprovação dos alunos, o que propiciou a solicitação do mesmo por outras unidades da escola em que foi implantado, foi comum a participação de alunos do ensino fundamental na produção das aulas/oficinas, e de forma geral, os demais alunos relataram que após a realização das atividades possuem maior conhecimento do corpo o que permite maior valorização a partir da relação estabelecida entre funcionamento orgânico e saúde/qualidade vida. Assim, destacamos que a inclusão de espaços interativos de aprendizagem da saúde no ensino fundamental, neste caso, permitiu maior interesse dos alunos comprometendo-os com a noção de saúde e possibilitando-os refletir sobre qualidade de vida.


Palavras-chave:  Anatomia humana, Ensino fundamental, Educação