<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1045-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1045-1</td><td><b>ANATOMIA HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO SUPORTE PARA APRENDIZAGEM DA SADE</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Claudia Magalhes da Silva </u> (UNIPLI - CENTRO UNIVERSITRIO PLINI LEITE) ; Jorge Martire (UNIPLI - CENTRO UNIVERSITRIO PLINI LEITE) ; Alex da Silva Xavier (UNIPLI - CENTRO UNIVERSITRIO PLINI LEITE) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>RESUMO No conjunto de atribuies conferidas s instituies de ensino fundamental para serem trabalhadas com os alunos, encontram-se aquelas referentes noo de sade. Assim, possuem como desafio o incremento de prticas inovadoras que possibilitem transformar o ambiente educacional e facilitar a incluso de metodologias que aproximem os conceitos de sade do ambiente escolar. Ao assumir a sade como completo estado de bem estar fsico, psquico e mental, entendemos que a anatomia apresenta-se ao aluno do ensino fundamental como fator atrativo para a noo de corpo e funcionamento fisiolgico, constituindo-se inclusive como suporte para superao da noo de sade limitada as questes do campo biolgico. Com objetivo de aproximar os alunos de ensino fundamental de estruturas e sistemas anatmicos estudados na disciplina de Cincias proporcionando sedimentao e expanso dos conhecimentos biolgicos, extrapolando-os para a noo de sade a partir da localizao e funcionamento fisiolgico dos rgos, foi realizado, por intermdio do curso de enfermagem, o projeto de extenso universitria  Anatomia Humana para o ensino Fundamental o qual realiza aulas prtico-expositivas de anatomia humana com debates que correlacionam a anatomia e fisiologia humana com sade, para tanto se utiliza de questes relativas a alimentao, hbitos de vida e prtica de exerccio e suas conseqncias para a qualidade da estruturas e funcionamento anatmico de um determinado sistema. Acreditamos que tal perspectiva possibilita ao aluno momentos de reflexo e aprendizado sobre preveno e promoo de sade. Observamos que a realizao do projeto apresentou grande aprovao dos alunos, o que propiciou a solicitao do mesmo por outras unidades da escola em que foi implantado, foi comum a participao de alunos do ensino fundamental na produo das aulas/oficinas, e de forma geral, os demais alunos relataram que aps a realizao das atividades possuem maior conhecimento do corpo o que permite maior valorizao a partir da relao estabelecida entre funcionamento orgnico e sade/qualidade vida. Assim, destacamos que a incluso de espaos interativos de aprendizagem da sade no ensino fundamental, neste caso, permitiu maior interesse dos alunos comprometendo-os com a noo de sade e possibilitando-os refletir sobre qualidade de vida. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Anatomia humana, Ensino fundamental, Educao</td></tr></table></tr></td></table></body></html>