9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1042-3



1042-3QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO DE FACILITADORES DE EDUCAÇÃO EM SERVIÇO E EDUCAÇÃO PERMANENTE
Autores:Raphael Maciel da Silva Caballero (FACED - UFRGS - Faculdade de Educação - UFRGSGHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Margareth Lucia Paese Capra (FACED - UFRGS - Faculdade de Educação - UFRGS) ; Ricardo Burg Ceccim (FACED - UFRGS - Faculdade de Educação - UFRGS)

Resumo

A Educação Permanente em Saúde (EPS) foi apontada como um dispositivo para transformar os processos formativos e as práticas de saúde, pelo trabalho articulado entre o sistema de saúde e as instituições formadoras. A produção de movimentos mobilizadores constitui essa política como estratégia potencializadora de novos arranjos gerenciais e desenvolvimento dos trabalhadores, para operar interseções entre trabalho, educação e produção de conhecimento. Nesse contexto, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) buscou, em cooperação interinstitucional com o Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde), vinculado à UFRGS, um processo formativo para ampliar a capacidade de implementação de processos de Educação Permanente em Saúde no cotidiano do trabalho, fortalecendo os Colegiados de Gestão por unidades de serviço e a democratização da política de trabalho e desenvolvimento institucional. A proposta pedagógica tem base nos princípios da aprendizagem significativa (indivíduo como agente ativo de seu desenvolvimento, construindo significados e gerando sentidos), problematizando práticas, saberes e vivências. As metodologias e dinâmicas utilizadas visavam o protagonismo, a crítica e a participação ativa para o desenvolvimento das práticas, considerando-se durante o percurso de aprendizagem, as motivações, vivências, necessidades e contextos profissionais. Os participantes foram apoiadores institucionais e trabalhadores representativos das equipes dos Colegiados de Gestão por unidades de serviço do GHC, considerando serem estes atores estratégicos para a construção de cenários à reflexão permanente dos profissionais sobre suas práticas. Todas as atividades foram desenvolvidas na modalidade de concentração (momentos presenciais), e de dispersão (educação à distância e estudos orientados), como estratégia alternativa de aprofundamento de alguns temas. A carga horária total de 190 horas foi distribuída em encontros temáticos, que abordaram trabalho em equipe; modelos tecnoassistenciais em saúde; integralidade e linhas do cuidado; rede de conversações; gestão colegiada e participativa; planejamento estratégico em saúde; gestão da EPS; e avaliação da EPS. Devido à pluralidade de participantes, com formações e profissões de toda a instituição, houve grande riqueza no encontro e nas produções coletivas, demonstrando nestes a capacidade de fomentar processos de educação permanente e de atividades destinadas a promover inovações nas práticas.


Palavras-chave:  Educação Permanente em Saúde, Aprendizagem significativa, Gestão participativa