9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1042-2



1042-2QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NA MODALIDADE RESIDÊNCIA
Autores:Quelen Tanize Alves da Silva (FACED - UFRGS - Faculdade de Educação - UFRGSGHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Raphael Maciel da Silva Caballero (FACED - UFRGS - Faculdade de Educação - UFRGSGHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Ricardo Burg Ceccim (FACED - UFRGS - Faculdade de Educação - UFRGS)

Resumo

Há consenso nas profissões da saúde que a formação em serviço na modalidade residência seja a melhor alternativa para propiciar a formação nas áreas de especialidade. No entanto, as residências de modo geral, em quaisquer profissões, não tem acompanhado os movimentos inovadores sugeridos pelas diretrizes curriculares nacionais que devem orientar o conjunto dos cursos de graduação e nem as diretrizes constitucionais do SUS relativamente à formação. Nesse contexto, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) buscou, em cooperação interinstitucional com o Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde), vinculado à UFRGS, uma qualificação pedagógica para preceptores de residência, com o objetivo de formar especialistas capazes de desencadear e ampliar o pensamento pedagógico e a ação educativa na formação de profissionais de saúde nessa modalidade formativa. A proposta pedagógica tem base nos princípios da aprendizagem significativa (indivíduo como agente ativo de seu desenvolvimento, construindo significados e gerando sentidos), problematizando práticas, saberes e vivências. As metodologias e dinâmicas utilizadas visavam o protagonismo, a crítica e a participação ativa para o desenvolvimento das práticas, considerando-se durante o percurso de aprendizagem, as motivações, vivências, necessidades e contextos profissionais. Os participantes foram trabalhadores da instituição ligados aos programas de Residência Médica e Residência Integrada em Saúde, nas funções de preceptor ou orientador de serviço. A carga horária de aproximadamente 375 horas foi distribuída em encontros presenciais mensais, atividades orientadas com tutoria, atividades transversais (visando elaborar o projeto de conclusão) e a execução do trabalho de conclusão de curso. Em consonância com a proposta político-pedagógica, a avaliação dos alunos foi voltada para a compreensão e a apropriação dos conteúdos na prática cotidiana, em suas ações nos processos da residência. As temáticas abordadas foram “Contextualização da Educação dos Profissionais de Saúde”; “Práticas cognitivas, ensino, currículo e prática docente na área da saúde”; “Produção de conhecimento em serviço”; “Processos avaliativos e seletivos”; e “Interações ensino-serviço”. Atualmente em processo de finalização, o curso conta com 36 alunos, de 9 profissões (incluindo Medicina), provenientes de quatro áreas de atuação: Saúde da Família e Comunidade, Oncologia e Hematologia, Atenção ao Paciente Crítico e Saúde Mental.


Palavras-chave:  Educação Permanente em Saúde, Residências em Saúde, Formação de preceptores