9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1042-1



1042-1EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE: ASSESSORIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Autores:Raphael Maciel da Silva Caballero (FACED - UFRGS - Faculdade de Educação - UFRGS) ; Marielly de Moraes (FACED - UFRGS - Faculdade de Educação - UFRGS) ; Ricardo Burg Ceccim (FACED - UFRGS - Faculdade de Educação - UFRGS) ; Luís Henrique Sacchi dos Santos (FACED - UFRGS - Faculdade de Educação - UFRGS)

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação da saúde afirmam que a formação do profissional de saúde deve contemplar o sistema de saúde vigente no país, o trabalho em equipe e a atenção integral em saúde. Visando alinhar-se a essa proposta, o Centro Universitário Univates buscou oferecer uma qualificação de professores envolvendo docentes dos cursos de graduação em saúde, além dos coordenadores e supervisores de estágios. O resultado foi a cooperação em rede com o Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde), vinculado à UFRGS, por sua acumulação específica no campo de intercruzamento Educação-Saúde. Essa proposta teve como objetivo principal promover o desenvolvimento de professores para a gestão de processos de mudança na formação profissional em saúde, tendo como público participante predominantemente professores inscritos no âmbito da graduação nas profissões do campo da saúde, assim como trabalhadores da rede assistencial em supervisão dos campos de estágios. Elaborou-se uma especialização – com duração de 18 meses e carga horária de aproximadamente 385 horas – norteada pela concepção pedagógica de articular atividades teórico-vivenciais e atividades individuais e coletivas de formação. Inicialmente construiu-se espaços de discussão, configurados como ciclos de comunicação colaborativa entre docentes, no interior de dinâmicas de sala de aula e mediante processos autônomos no interior da instituição (com o apoio de tutores interinstitucionais). A construção do conhecimento buscou princípios da pesquisa-ação e da educação permanente em saúde, ativando redes de conversação entre os cursos e destes com o sistema local de saúde. O curso está organizado em quatro núcleos temáticos (módulos), a serem problematizados de acordo com o Quadrilátero da Educação Permanente em Saúde: atenção, gestão, participação e formação. Estes núcleos temáticos têm sustentação teórica nas diretrizes constitucionais do setor da saúde, nas diretrizes curriculares da área da saúde e em práticas de ensino e avaliação contemporâneas. Espera-se que ao final do processo a instituição e os docentes tenham condições de problematizar os aprendizados da Saúde Coletiva para a mudança na educação dos profissionais de saúde e interpretar a correlação entre reforma sanitária brasileira e mudança na graduação das profissões da saúde, contribuindo para a compreensão dos significados de uma rede SUS-escola para estudantes de graduação.


Palavras-chave:  Educação Permanente em Saúde, Formação profissional em Saúde, Quadrilátero da formação