9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1039-2


Poster (Painel)
1039-2AVALIAÇÃO DA RESOLUTIVIDADE DAS AÇÕES DE SAÚDE PRESTADAS POR UM HOSPITAL REGIONAL DA REDE ESTADUAL NO SUL DO PIAUÍ
Autores:Ivonete Moura Campelo (UFPI - Universide Federal do PiauíUFPI - Universide Federal do PiauíUFPI - Universide Federal do PiauíUFPI - Universide Federal do Piauí) ; Custódia Maria Piauilino da Cruz Leopoldo (HRMSS - Hospital Regional Manuel de Sousa Santos) ; Marize Melo dos Santos (UFPI - Universide Federal do PiauíUFPI - Universide Federal do PiauíUFPI - Universide Federal do PiauíUFPI - Universide Federal do Piauí)

Resumo

Avaliação é parte fundamental no planejamento da gestão no sistema de saúde. Um sistema de avaliação busca a qualidade da atenção dos serviços de saúde que deixou de ser uma atitude isolada e tornou-se hoje um imperativo técnico e social. A sociedade está exigindo cada vez mais a qualidade dos serviços a ela prestada, principalmente por órgãos públicos. O presente estudo avaliou a resolutividade das ações de saúde prestadas por um hospital regional da rede estadual na região Sul do Estado do Piauí, por meio de um amplo diagnóstico identificando os nós críticos, a fim de propor planos de ação para a melhoria da qualidade da assistência. Estudo do tipo transversal e descritivo. A amostra foi constituída por usuários do hospital, sendo entrevistados pacientes e acompanhantes dos serviços de internação, urgência, emergência e ambulatório, durante os meses de novembro e dezembro de 2007. Amostra composta de 540 usuários do SUS, selecionada por amostragem sistemática e margem de erro estimada em 4,1% com nível de confiabilidade de 95%. Os formulários foram processados pelo programa SPSS. Versão 12.0. O estudo seguiu as normas que regulamentam as pesquisas em seres humanos, segundo a resolução 196/97 do Ministério de Saúde, foi aprovado pelo comitê de ética de pesquisa da Universidade Federal do Piauí (parecer nº 221/2007) e o termo de consentimento livre e esclarecido foi assinado pelos participantes. Os resultados da pesquisa foram organizados em tabelas e gráficos com valores em percentuais e em números absolutos. 70,37% eram do sexo feminino. Em relação à faixa etária, 31,30% encontravam-se entre 23 e 31 anos, 25,56% entre 15 e 23 anos e 22,59%, 39 a 55 anos. O grau de escolaridade prevaleceu o primeiro grau incompleto (29,37) e 10% declararam-se analfabetos. Em relação à utilização dos serviços, 92,6% afirmaram fazer uso dos serviços do hospital. A maioria dos entrevistados (98,1%) considerou que o hospital resolve o seu problema de saúde. O grau de satisfação em relação aos serviços de saúde prestados foi considerado satisfatório por 63% dos usuários. Entretanto, alguns setores necessitam ser melhorados, tais como, atendimento médico (35,12%), serviços de pronto socorro (33,93%) e serviços de portaria (22,03%). O estudo permitiu identificar a necessidade de mudanças nas práticas e modos da assistência hospitalar da região, no que diz respeito a serviços, ações, procedimentos, setores, práticas flexíveis, maleáveis e humanizadas.


Palavras-chave:  avaliação, assistência à saúde, SUS