9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1037-3



1037-3O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NAS DISCIPLINAS DOS CURSOS DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA, ENFERMAGEM E MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.
Autores:Paulo Sérgio Dourado Arrais (COORDFAR/UFC - Coord. Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará) ; Fernanda de Abreu Sousa (COORDFAR/UFC - Coord. Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará) ; Ytallo Azevedo Ferreira (COORDFAR/UFC - Coord. Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará) ; Ana Valéria do Nascimento Silva (COORDFAR/UFC - Coord. Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará) ; Jackson Nogueira Moura (COORDFAR/UFC - Coord. Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará) ; Maria de Fátima Oliveira (COORDFAR/UFC - Coord. Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará)

Resumo

Introdução: O uso irracional dos medicamentos é um dos fatores que proporcionam o aumento dos gastos na área da saúde. Investir na formação e capacitação dos profissionais da saúde para a temática do uso racional de medicamentos é uma das estratégias da Organização Mundial da Saúde para se contrapor a esta situação. Objetivo: Avaliar se as disciplinas dos Cursos de Farmácia, odontologia, Enfermagem e Medicina da UFC estão trabalhando a temática Uso Racional de Medicamentos como estratégia para a qualificação dos futuros profissionais da saúde. Métodos: Trata-se de estudo descritivo, onde foram coletadas informações sobre a existência de conteúdos que tratavam da questão uso racional de medicamentos, de forma direta ou indireta, nos programas das disciplinas dos Cursos de Farmácia, Odontologia, Enfermagem e Medicina da UFC. O critério para inclusão da disciplina era disponibilizar conteúdos que tratavam diretamente da temática URM ou de forma indireta, através de atividades, processos ou ações que resultariam ou favoreceriam o URM. Resultados e discussões: O Curso de Farmácia possui 58 disciplinas obrigatórias e 17 optativas, onde 50,0% das disciplinas obrigatórias e 11,8% das disciplinas optativas tratam do tema URM, resultando em média, cerca de três disciplinas obrigatórias por semestre que incluem o assunto em questão. Em relação aos outros cursos analisados, observou-se que 13,5% das 37 disciplinas obrigatórias do Curso de Enfermagem e 8,17 % das 49 disciplinas obrigatórias do Curso de Odontologia tratam do assunto em questão. O Curso de Medicina da UFC apresenta 59 módulos obrigatórios, e destes, apenas cinco abordam o tema URM (8,5%), com relação às opcionais ficou em 4,0%. Conclusão: os esforços para a readequação de conteúdos e práticas objetivando o uso racional de medicamentos são essenciais, principalmente nos cursos que formarão os futuros prescritores de medicamentos.


Palavras-chave:  Medicamentos, Uso Racional, Ensino