9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1037-2



1037-2AVALIAÇÃO DO PET-SAÚDE-UFC. A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS DE DOIS CENTROS DE SAÚDE DA FAMÍLIA(CSF) DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.
Autores:Paulo Sérgio Dourado Arrais (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Alexandre de Lima Santos (SMSE-FORTALEZA - Sistema Municipal de Saúde Escola - Fortaleza) ; Francisco Hadson Sidor Sampaio (SMSE-FORTALEZA - Sistema Municipal de Saúde Escola - FortalezaSMSE-FORTALEZA - Sistema Municipal de Saúde Escola - Fortaleza) ; Karinne Felício de Albuquerque (SMSE-FORTALEZA - Sistema Municipal de Saúde Escola - Fortaleza) ; Karla Fernanda Ferreira Peixoto (SMSE-FORTALEZA - Sistema Municipal de Saúde Escola - Fortaleza) ; Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro (SMSE-FORTALEZA - Sistema Municipal de Saúde Escola - Fortaleza) ; Tatiana Monteiro Fiuza (SMSE-FORTALEZA - Sistema Municipal de Saúde Escola - Fortaleza)

Resumo

INTRODUÇÃO: A integralidade têm se constituído no desafio contemporâneo para a formação da graduação dos cursos da área da saúde da UFC. O programa, desenvolvido em parceria com o Sistema Municipal de Saúde Escola do Município de Fortaleza-Ceará, tem se apresentado revelador em seu contexto operacional ao propor uma aproximação entre processos formativos e práticas reais de cuidado à saúde. OBJETIVO: O presente trabalho tem por objetivo avaliar o processo de implementação do programa em dois CSF do município de Fortaleza a partir da percepção dos bolsistas do projeto. MÉTODO: O início do programa ocorreu em abril/09, reunindo tutores, preceptores e alunos das áreas de medicina, farmácia, enfermagem, odontologia e psicologia em árvores muldisciplinares (N=10). Em dezembro/09 foi solicitado aos bolsistas que preparassem relatórios das atividades relativas aos 9 meses de participação no programa enfocando: as atividades realizadas; a importância da aprendizagem para o processo formador; as dificuldades encontradas; e as sugestões para a melhoria da gestão do programa. Foram analisados os relatórios dos bolsistas de dois CFS (n=12). O método de Bardan auxiliou na leitura dos relatórios. RESULTADOS: as atividades realizadas foram bastante variadas, mas obedeceram os eixos delineados no projeto: promoção da saúde, assistência à saúde e gestão. O entusiasmo preponderou em todos os relatórios. Quanto à importância para o aprendizado o destaque foi para a vivência com os profissionais da saúde, a aproximação com a comunidade e sua realidade, o desenvolvimento de atividades multidisciplinares, e a realização de pesquisas de campo. Entre as dificuldades foram destacadas: a dificuldade de conciliar os horários das atividades entre os alunos das várias áreas da saúde em um dia da semana e do PET com a carga horária dos cursos; a falta de infra-estrutura do CSF; Equipes PSF incompletas; e violência na comunidade. Entre as sugestões foram destacados: a necessidade de maior integração entre os alunos; maior divulgação do projeto na comunidade; resolver os problemas existentes no CSF para só depois implantar novos projetos; e mais rodas de categoria e multiprofissional, importante instrumento de avaliação, troca de experiências e para discutir soluções para as dificuldades encontradas. CONCLUSÃO: O papel do território e da participação do serviço no processo formador da graduação em saúde foi reconhecido de forma satisfatória pelos integrantes do programa.


Palavras-chave:  PET-SAÚDE, UFC, Fortaleza