<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1037-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1037-2</td><td><b>AVALIAO DO PET-SADE-UFC. A PERCEPO DOS BOLSISTAS DE DOIS CENTROS DE SADE DA FAMLIA(CSF) DO MUNICPIO DE FORTALEZA.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Paulo Srgio Dourado Arrais </u> (UFC - Universidade Federal do Cear) ; Alexandre de Lima Santos (SMSE-FORTALEZA - Sistema Municipal de Sade Escola - Fortaleza) ; Francisco Hadson Sidor Sampaio (SMSE-FORTALEZA - Sistema Municipal de Sade Escola - FortalezaSMSE-FORTALEZA - Sistema Municipal de Sade Escola - Fortaleza) ; Karinne Felcio de Albuquerque (SMSE-FORTALEZA - Sistema Municipal de Sade Escola - Fortaleza) ; Karla Fernanda Ferreira Peixoto (SMSE-FORTALEZA - Sistema Municipal de Sade Escola - Fortaleza) ; Marco Tlio Aguiar Mouro Ribeiro (SMSE-FORTALEZA - Sistema Municipal de Sade Escola - Fortaleza) ; Tatiana Monteiro Fiuza (SMSE-FORTALEZA - Sistema Municipal de Sade Escola - Fortaleza) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>INTRODUO: A integralidade tm se constitudo no desafio contemporneo para a formao da graduao dos cursos da rea da sade da UFC. O programa, desenvolvido em parceria com o Sistema Municipal de Sade Escola do Municpio de Fortaleza-Cear, tem se apresentado revelador em seu contexto operacional ao propor uma aproximao entre processos formativos e prticas reais de cuidado sade. OBJETIVO: O presente trabalho tem por objetivo avaliar o processo de implementao do programa em dois CSF do municpio de Fortaleza a partir da percepo dos bolsistas do projeto. MTODO: O incio do programa ocorreu em abril/09, reunindo tutores, preceptores e alunos das reas de medicina, farmcia, enfermagem, odontologia e psicologia em rvores muldisciplinares (N=10). Em dezembro/09 foi solicitado aos bolsistas que preparassem relatrios das atividades relativas aos 9 meses de participao no programa enfocando: as atividades realizadas; a importncia da aprendizagem para o processo formador; as dificuldades encontradas; e as sugestes para a melhoria da gesto do programa. Foram analisados os relatrios dos bolsistas de dois CFS (n=12). O mtodo de Bardan auxiliou na leitura dos relatrios. RESULTADOS: as atividades realizadas foram bastante variadas, mas obedeceram os eixos delineados no projeto: promoo da sade, assistncia sade e gesto. O entusiasmo preponderou em todos os relatrios. Quanto importncia para o aprendizado o destaque foi para a vivncia com os profissionais da sade, a aproximao com a comunidade e sua realidade, o desenvolvimento de atividades multidisciplinares, e a realizao de pesquisas de campo. Entre as dificuldades foram destacadas: a dificuldade de conciliar os horrios das atividades entre os alunos das vrias reas da sade em um dia da semana e do PET com a carga horria dos cursos; a falta de infra-estrutura do CSF; Equipes PSF incompletas; e violncia na comunidade. Entre as sugestes foram destacados: a necessidade de maior integrao entre os alunos; maior divulgao do projeto na comunidade; resolver os problemas existentes no CSF para s depois implantar novos projetos; e mais rodas de categoria e multiprofissional, importante instrumento de avaliao, troca de experincias e para discutir solues para as dificuldades encontradas. CONCLUSO: O papel do territrio e da participao do servio no processo formador da graduao em sade foi reconhecido de forma satisfatria pelos integrantes do programa. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;PET-SADE, UFC, Fortaleza</td></tr></table></tr></td></table></body></html>