9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1037-1



1037-1ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE FARMÁCIA DA UFC.
Autores:Paulo Sérgio Dourado Arrais (COORDFAR/UFC - Coord do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará) ; Ytallo Azevedo Ferreira (COORDFAR/UFC - Coord do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará) ; Jackson Nogueira Moura (COORDFAR/UFC - Coord do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará) ; Joames Kauffimann Freitas Leal (COORDFAR/UFC - Coord do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará) ; Paulo Roberto Almeida Santos (COORDFAR/UFC - Coord do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará) ; Maria Fátima Oliveira (COORDFAR/UFC - Coord do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará)

Resumo

Introdução: A avaliação das práticas pedagógicas é um importante instrumento para gerar informações sobre o processo ensino-aprendizagem e servir de subsídio para a implementação de programas que resultem em benefício à instituição e aos discentes. Objetivo: Avaliar as práticas de ensino-aprendizagem e avaliação utilizadas pelos professores do Curso de Farmácia da UFC. Método: Trata-se de estudo descritivo onde foi preparado um questionário (autopreenchimento) dirigido aos professores do Curso de Farmácia com questões que abordavam variáveis sobre: informações pessoais, profissionais (relativas ao magistério) e sobre práticas de ensino-aprendizagem: organização da disciplina, método de ensino e recursos didáticos utilizados, métodos de avaliação do aluno. Resultados e discussão: Responderam a pesquisa 50 professores: 70% do Campus do Porangabuçu e 30% do Pici. A maioria do sexo feminino (67%); 38% com idade entre os 40 e 50 anos; 93% com regime de trabalho de 40horas-Dedicação Exclusiva; 70% com doutorado; 45% com 10 a 20 anos de magistério; 48% lecionam em 3 ou mais disciplinas; 14% são substitutos; 84% afirmam que tiveram capacitação em metodologias de ensino. Com relação aos conceitos e práticas de ensino-aprendizagem: 62% informaram que o planejamento da(s) disciplina(s) que leciona ocorre pelo corpo docente que ministra a disciplina; os métodos de ensino mais utilizados foram: aula expositiva (23%) e aulas práticas em laboratórios (21%). No geral, a média de métodos por professor foi de 3; os recursos didáticos mais utilizados foram: quadro negro (36%) e data show (27%); 60% está disponível em determinados horários para retirar dúvidas e prestar orientações aos estudantes; os estudantes são avaliados, principalmente por provas escritas (44%) e práticas (14%). Conclusão: Identifica-se a necessidade de incorporar novos métodos inovadores de ensino-aprendizagem e de avaliação dos alunos.


Palavras-chave:  Ensino-Aprendizagem, Farmácia, Saúde