<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1037-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1037-1</td><td><b>ANLISE DAS PRTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAO DOS PROFESSORES DO CURSO DE FARMCIA DA UFC. </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Paulo Srgio Dourado Arrais </u> (COORDFAR/UFC - Coord do Curso de Farmcia da Universidade Federal do Cear) ; Ytallo Azevedo Ferreira (COORDFAR/UFC - Coord do Curso de Farmcia da Universidade Federal do Cear) ; Jackson Nogueira Moura (COORDFAR/UFC - Coord do Curso de Farmcia da Universidade Federal do Cear) ; Joames Kauffimann Freitas Leal (COORDFAR/UFC - Coord do Curso de Farmcia da Universidade Federal do Cear) ; Paulo Roberto Almeida Santos (COORDFAR/UFC - Coord do Curso de Farmcia da Universidade Federal do Cear) ; Maria Ftima Oliveira (COORDFAR/UFC - Coord do Curso de Farmcia da Universidade Federal do Cear) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo: A avaliao das prticas pedaggicas um importante instrumento para gerar informaes sobre o processo ensino-aprendizagem e servir de subsdio para a implementao de programas que resultem em benefcio instituio e aos discentes. Objetivo: Avaliar as prticas de ensino-aprendizagem e avaliao utilizadas pelos professores do Curso de Farmcia da UFC. Mtodo: Trata-se de estudo descritivo onde foi preparado um questionrio (autopreenchimento) dirigido aos professores do Curso de Farmcia com questes que abordavam variveis sobre: informaes pessoais, profissionais (relativas ao magistrio) e sobre prticas de ensino-aprendizagem: organizao da disciplina, mtodo de ensino e recursos didticos utilizados, mtodos de avaliao do aluno. Resultados e discusso: Responderam a pesquisa 50 professores: 70% do Campus do Porangabuu e 30% do Pici. A maioria do sexo feminino (67%); 38% com idade entre os 40 e 50 anos; 93% com regime de trabalho de 40horas-Dedicao Exclusiva; 70% com doutorado; 45% com 10 a 20 anos de magistrio; 48% lecionam em 3 ou mais disciplinas; 14% so substitutos; 84% afirmam que tiveram capacitao em metodologias de ensino. Com relao aos conceitos e prticas de ensino-aprendizagem: 62% informaram que o planejamento da(s) disciplina(s) que leciona ocorre pelo corpo docente que ministra a disciplina; os mtodos de ensino mais utilizados foram: aula expositiva (23%) e aulas prticas em laboratrios (21%). No geral, a mdia de mtodos por professor foi de 3; os recursos didticos mais utilizados foram: quadro negro (36%) e data show (27%); 60% est disponvel em determinados horrios para retirar dvidas e prestar orientaes aos estudantes; os estudantes so avaliados, principalmente por provas escritas (44%) e prticas (14%). Concluso: Identifica-se a necessidade de incorporar novos mtodos inovadores de ensino-aprendizagem e de avaliao dos alunos.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Ensino-Aprendizagem, Farmcia, Sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>