9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1031-2



1031-2O PROCESSO DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA NO CONTEXTO DO NORDESTE BRASILEIRO.
Autores:Francisca Rego Oliveira de Araújo (FARN - FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RNUNP - UNIVERSIDADE POTIGUARUBSNC - SCETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE) ; Vera Maria da Rocha (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL)

Resumo

INTRODUÇÃO: Discutir a formação dos profissionais de saúde exige uma compreensão dos fatores que a envolve, para a produção do conhecimento, uma vez que reflete essa formação, na qualidade de vida humana e social. OBJETIVOS: analisar os projetos pedagógicos dos Cursos de Fisioterapia das IES de categoria administrativa públicas na Região Nordeste do Brasil buscando caracterizá-los quanto ao atendimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Fisioterapia. MÉTODO: A pesquisa apresentou caráter descritivo exploratório com significação qualitativa. Contou com 06 Cursos Públicos, distribuídos nas unidades da federação dos Cursos de Fisioterapia na Região Nordeste do Brasil. Utilizou-se o Instrumento de Avaliação das Escolas da área da saúde e adicionalmente a entrevista com grupos focais. Os dados foram analisados utilizando-se a hemenêutica dialética e estatística descritiva simples.RESULTADOS: A região nordeste do Brasil detém o segundo lugar no quantitavido de cursos de Fisioterapia do país, com 93 cursos dos total de 510, sendo 11 de categoria administrativa pública e 82 privadas. Apresentou um crescimento de 1.062,5% desde 1991. Os projetos pedagógicos dos cursos estão orientados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e para o sistema de saúde vigente no país, a pedagogia adotada prevalente é a de transmissão, os conteúdos/disciplinas, de forma geral, não acontecem integrados com a prática e dificulta a integralidade e interdisciplinaridade da assistência em saúde. CONCLUSÃO: Pôde-se concluir que há necessidade de implementação de currículos integrados no âmbito da formação e uma maior capacitação docente para efetivação desse processo. Este estudo teve um enfoque multidisciplinar ao abranger a área da educação e da saúde. Palavras Chaves: currículo; Fisioterapia; formação profissional.


Palavras-chave:  CURRÍCULO, FISIOTERAPIA, MUDANÇA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL