1028-3 | Projeto Piloto de Comunidades Virtuais no Sus | Autores: | Nilton Bahlis dos Santos (NEXT-ICICT-FIOCRUZ - Núcleo de Experimentação de Tecnologias do Icict/Fiocruz) ; José Vargens (NEXT-ICICT-FIOCRUZ - Núcleo de Experimentação de Tecnologias do Icict/Fiocruz) ; Kathia Correa (NEXT-ICICT-FIOCRUZ - Núcleo de Experimentação de Tecnologias do Icict/Fiocruz) ; Igor Macário Costa (NEXT-ICICT-FIOCRUZ - Núcleo de Experimentação de Tecnologias do Icict/Fiocruz) |
Resumo Os progressos nas tecnologias de saúde são imensos, mas mesmo quando existe recursos e infra-estrutura, os resultados são precários por problemas de comunicação entre "usuários” e quem cria e manipula essas tecnologias.
Políticas do SUS se preocupam em aproximar a população do sistema, e algumas vezes usam a Internet, porém, restrita às atividades tradicionais de divulgação e comunicação, apesar dela permitir aumentar exponencialmente a interação na base do sistema. Porém a incompreensão de seu potencial dificulta seu uso.
Comunidades Virtuais e redes sociais abrem novas possibilidades para participação ativa da população, anseio desde a criação do SUS de fazer do usuário um agente no cuidado de sua própria saúde.
Com este objetivo, desenvolvemos a pesquisa Comunidades Virtuais na Base do SUS. Em sua 1a. fase, de 2006 à 2008, estudamos elementos teóricos e metodológicos sobre o tema. Foi concluido que é preciso repensar conceitos, técnicas, métodos e rever paradigmas que entram em conflito com a descentralização proporcionada pela Internet, para que as ações na área de saúde possam ser ampliadas. Construiu-se uma rede de pesquisadores que trabalham com Internet e Saúde, e criou-se o Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas, como um laboratório do ICICT e da Fiocruz, que viabiliza a experiência de uso de tecnologias interativas na Saúde e funciona como uma incubadora de projetos na área.
Os avanços que tivemos, nos levaram a organizar uma experiência piloto, concebida desde o projeto inicial de Comunidades virtuais no SUS. Nossa idéia é construir um Dispositivo de Interação Virtual e rede social, ancorado na Fiocruz, que viabilize a auto-organização de comunidades de solidariedade de usuários do sistema de saúde, na área de enfermidade crônica e cuidados da saúde, onde participem pesquisadores da Fiocruz que as utilizariam como verdadeiros laboratórios em seus setores específicos.
O Projeto Piloto CVSUS é uma pesquisa aplicada do Next, para criar um ambiente propício para a interação entre a população, profissionais de saúde, pesquisadores e gestores locais, e para sistematização de uma metodologia para este tipo de atividade.
Objetivos:
* Desenvolver uma Comunidade Piloto que crie uma metodologia para construir uma rede de Comunidades Virtuais na Fiocruz, com participação dos usuários;
* Avaliação do impacto do uso de dispositivos de interação virtual no SUS, com acompanhamento sistemático da implantação do projeto. Palavras-chave: Comunidades Virtuais no SUS, Redes Sociais, Participação do usuário |