9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1026-1



1026-1I PROGRAMA DE RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO HUCFF/UFRJ: A EXPERIÊNCIA DO REFERENCIAL PEDAGÓGICO DE FREIRE
Autores:Maria Luiza de Oliveira Teixeira (EEAN/UFRJ - Escola de Enfermagem Anna NeryHUCFF/UFRJ - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho) ; Marlete Pereira da Silva (HUCFF/UFRJ - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho)

Resumo

O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HUCFF/UFRJ associa-se ao movimento promovido pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério da Educação, com vistas à formação de profissionais para atender aos princípios do SUS, em especial ao princípio da Integralidade. Integra-se também às parcerias já estabelecidas pelo HUCFF com a gestão Municipal e Estadual. A articulação entre ensino e serviço se dá com a participação do HUCFF com: Escola de Enfermagem Anna Nery, Faculdade de Medicina (Cursos de Fonoaudiologia e Fisioterapia), Faculdade de Farmácia, Instituto de Nutrição, Escola de Serviço Social, Instituto de Psicologia. O eixo de articulação desta proposta envolve os 3 níveis de assistência à saúde, os princípios do SUS, sua política de humanização e a interdisciplinaridade durante a formação coletiva, em um mesmo campo de trabalho, no qual prioriza e respeita as áreas de saberes de cada profissão. A inovação está na articulação ensino-serviço e acadêmico assistencial num processo de educação permanente dos sujeitos envolvidos, nos 3 níveis de atenção à Saúde. Está sendo operacionalizada por meio de parcerias entre o HUCFF, a Secretaria Municipal de Saúde do RJ e Unidades Acadêmicas envolvidas. Para atender o principio da integralidade, as ações de promoção, proteção e recuperação devem ser combinadas e forma um todo indivisível que não podem ser compartimentalizadas. Aliado a este princípio temos a transição paradigmática, marcada pelo reconhecimento da cidadania dos envolvidos no processo de cuidar (profissionais e usuários), o que significa atentar para os direitos e deveres dos sujeitos, na prática assistencial. Para dar conta deste contexto, optou-se pela utilização de metodologias participativas e a educação permanente como eixo pedagógico,à luz da concepção teórica de Paulo Freire. Acredita-se que a aplicação deste referencial possa favorecer a coparticipação (profissional-usuário) no processo do cuidar. Uma vez que é pautado na dialogicidade, entendida como exercício vivo do diálogo, construído em conjunto entre profissional e usuário. Criou-se um espaço de integração, de trocas, de intercâmbio de saberes,em contraposição a relação vertical que geralmente se estabelece entre profissional e usuário. Nesta abordagem o aluno é estimulado em todo processo de ensino-aprendizagem a investigar a realidade ativamente, devendo aplicar as diferentes formas de conhecer no contexto de saúde/doença/cuidado dos grupos familiares.


Palavras-chave:  Paulo Freire, Proposta Pedagógica, Residencia Multiprofissional em saúde