9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1023-2



1023-2APRENDER E APREENDER SAÚDE COLETIVA: relato do impacto dos cenários da estratégia de saúde da família na formação do enfermeiro
Autores:Max Moura de Oliveira (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Taíssa do Amaral Launé Ximenes (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Donizete Vago Daher (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Vera Maria Sabóia (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Valéria Monteiro (PMF - Programa Médico de Família)

Resumo

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) configura-se como cenário para formação de profissionais enfermeiros, tanto no contexto da graduação de duas Universidades Públicas no estado do Rio de Janeiro, como no programa de pós-graduação nos moldes de residência Enfermagem em Saúde Coletiva - convênio UFF/UNIRIO/NERJ/FMS-Niterói. O objeto deste estudo foi a formação do enfermeiro nos cenários da ESF, o Programa Médico da Família de Niterói e o PSF do município de Itaboraí. Os objetivos foram: relatar as similitudes e as diferenças dos cenários de Estratégia da Saúde da Família na formação destes profissionais e apontar limites e possibilidades para a formação nestes cenários. Este é um relato de experiência vivido por estudantes de graduação em um PSF e que, posteriormente, passaram a residentes em um PMF de Niterói. As particularidades destes cenários dizem respeito a sua estrutura organizacional e sua operacionalização na rede. O PSF possui caráter substituível; equipe formada por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários; atende aproximadamente 3000 a 4000 pessoas/equipe. O PMF possui caráter não substituível; constituído por médico, técnico de enfermagem e equipe de supervisão, esta com finalidade de dar suporte a um grupo de 20 equipes, aproximadamente; atende 1300 pessoas/equipe; e a co-gestão se efetiva na parceria com a Associação de Moradores. Durante a vivência, observou-se que o PSF apresenta amplas possibilidades nessa formação, na medida em que o enfermeiro atua num só Módulo e se aproxima do usuário a partir dos diversos programas que já possuem atribuições instituídas. No PMF, o enfermeiro atua na equipe de supervisão. Dada a especificidade da sua atividade, esse não permanece no mesmo Módulo todo o tempo. Seu trabalho é norteado por atividades administrativas, como supervisão dos técnicos, educação permanente e provisão de material de insumos. Analisando cada Estratégia, percebe-se que o PSF amplia as oportunidades nas diversas atribuições desse profissional, tanto na assistência, como na gestão. O PMF possibilita a aproximação com a gestão a partir das atividades de supervisão da equipe e da formação permanente. Conclui-se que no processo de formação do profissional enfermeiro, ambas estratégias se configuram como cenários significativos de aprendizagem. Como recomendação, defende-se a vivência em ambas as estratégias na formação.


Palavras-chave:  Atenção básica, Estratégia de saúde da Família, Formação do Enfermeiro