9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1015-2



1015-2SABER ONDE QUER CHEGAR: CAMINHOS DA TUTORIA/PRECEPTORIA EM SERVIÇO SOCIAL NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE
Autores:Esalba Silveira (PREMUS - Programa de Residência Multiprofisisonal em Saúde da Família) ; Alzira Maria Baptista Lewgoy (PREMUS - Programa de Residência Multiprofisisonal em Saúde da Família) ; Fernanda Brenner Morés (PREMUS - Programa de Residência Multiprofisisonal em Saúde da Família)

Resumo

Caracterização do Problema: A finalidade da Residência Multiprofissional em Saúde encontra plena sintonia com a dimensão ético política da formação de assistentes sociais, considerando que ambos pretendem a formação de trabalhadores que entendam o SUS para alem do marco regulatório, mas como um dispositivo de cuidado e de defesa de direitos. O trabalho de tutoria/preceptoria se caracteriza pela atividade docente, compreendendo ações de ensino, pesquisa e assistência. Sendo assim este é um convite para compartilhar os caminhos percorridos para dar conta das exigências e dos desafios no processo de tutoria/preceptoria em serviço social. Descrição da Experiência: A Integralidade é a bússola e a concepção da determinação social do processo de saúde/doença nos pontos cardeais para encontrar o ponto de chegada. A travessia é um processo coletivo, iluminado pela apropriação da especificidade do objeto de trabalho do assistente social na saúde, o que fortalece a interlocução necessária à interdisciplinaridade e intersetorialidade. Tudo isso sedimentado pela metodologia da aprendizagem pautada na Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 1996), pela possibilidade do exercício da problematização, análise, comparação, avaliação, decisão, criticidade e comprometimento. Efeitos alcançados: A aprendizagem problematizadora têm justificado sua aplicação pela necessidade de aproximar teoria e prática, integrar conteúdos demasiadamente compartimentalizados, formar profissionais reflexivos, desenvolvendo sua capacidade para resolver problemas complexos, como aqueles que fazem parte das práticas de saúde. O trabalho de preceptoria encontra a estrada pavimentada para o desenvolvimento de uma proposta de operacionalização da integralidade, interdisciplinaridade, porque há uma reciprocidade entre os objetivos da preceptoria e os objetivos de aprendizagem/assistência por parte do residente, considerando que o mesmo já é um profissional habilitado, que escolheu fazer uma formação para trabalhar no SUS, e adiciona-se ao fato que precisou disputar uma vaga, exigindo-lhe investimento no conhecimento.


Palavras-chave:  tutoria/preceptoria, residência multiprofissional, serviço social