<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1015-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1015-2</td><td><b>SABER ONDE QUER CHEGAR: CAMINHOS DA TUTORIA/PRECEPTORIA EM SERVIO SOCIAL NA RESIDNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SADE</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Esalba Silveira </u> (PREMUS - Programa de Residncia Multiprofisisonal em Sade da Famlia) ; Alzira Maria Baptista Lewgoy (PREMUS - Programa de Residncia Multiprofisisonal em Sade da Famlia) ; Fernanda Brenner Mors (PREMUS - Programa de Residncia Multiprofisisonal em Sade da Famlia) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Caracterizao do Problema: A finalidade da Residncia Multiprofissional em Sade encontra plena sintonia com a dimenso tico poltica da formao de assistentes sociais, considerando que ambos pretendem a formao de trabalhadores que entendam o SUS para alem do marco regulatrio, mas como um dispositivo de cuidado e de defesa de direitos. O trabalho de tutoria/preceptoria se caracteriza pela atividade docente, compreendendo aes de ensino, pesquisa e assistncia. Sendo assim este um convite para compartilhar os caminhos percorridos para dar conta das exigncias e dos desafios no processo de tutoria/preceptoria em servio social. Descrio da Experincia: A Integralidade a bssola e a concepo da determinao social do processo de sade/doena nos pontos cardeais para encontrar o ponto de chegada. A travessia um processo coletivo, iluminado pela apropriao da especificidade do objeto de trabalho do assistente social na sade, o que fortalece a interlocuo necessria interdisciplinaridade e intersetorialidade. Tudo isso sedimentado pela metodologia da aprendizagem pautada na Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 1996), pela possibilidade do exerccio da problematizao, anlise, comparao, avaliao, deciso, criticidade e comprometimento. Efeitos alcanados: A aprendizagem problematizadora tm justificado sua aplicao pela necessidade de aproximar teoria e prtica, integrar contedos demasiadamente compartimentalizados, formar profissionais reflexivos, desenvolvendo sua capacidade para resolver problemas complexos, como aqueles que fazem parte das prticas de sade. O trabalho de preceptoria encontra a estrada pavimentada para o desenvolvimento de uma proposta de operacionalizao da integralidade, interdisciplinaridade, porque h uma reciprocidade entre os objetivos da preceptoria e os objetivos de aprendizagem/assistncia por parte do residente, considerando que o mesmo j um profissional habilitado, que escolheu fazer uma formao para trabalhar no SUS, e adiciona-se ao fato que precisou disputar uma vaga, exigindo-lhe investimento no conhecimento.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;tutoria/preceptoria, residncia multiprofissional, servio social</td></tr></table></tr></td></table></body></html>