<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1013-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1013-1</td><td><b>METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: A EXPERINCIA DE ESTUDANTES DE GRADUAO EM ENFERMAGEM</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Fanny Morais Bueno </u> (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS) ; Bruna Crtes Vieira de Souza (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS) ; Geovanna Lscio Pereira (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS) ; Andressa Cristina da Paz Carmo (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS) ; Adriano Cotrim Vilas Boas (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS) ; Everaldo Mariano Miranda Sobrinho (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS) ; Jssika de Souza Alves (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS) ; Regiane Aparecida dos Santos Soares Barreto (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS) ; Carmem Luci Rodrigues Lopes (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS) ; Jacqueline Rodrigues de Lima (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Gois (FEN/UFG) est inserida na reorientao da formao de seus estudantes por meio da participao em programas como o Pr-Sade e PET-Sade. A utilizao de metodologias ativas de ensino e a insero na ateno primria desde o incio do curso faz parte das estratgias adotadas progressivamente desde 2005. Em atividade integradora das disciplinas Sade Coletiva e Introduo Enfermagem, oferecidas no primeiro perodo, os estudantes prepararam um  seminrio criativo com o tema: Histria da Enfermagem. O objetivo deste relato de experincia descrever a estratgia adotada por um grupo de estudantes da FEN/UFG para apresentar os desafios e perspectivas da enfermagem a partir do ano 2000 levando em considerao as polticas pblicas de sade, o ensino, a pesquisa e a relao com o mundo do trabalho. Enquanto recm ingressos na FEN/UFG, os estudantes tinham uma expectativa de ensino tradicional na universidade onde os professores apresentavam o contedo e os alunos apenas o absorviam. Com a proposta das disciplinas, o seminrio foi elaborado conforme critrios estabelecidos, entre eles, a proibio de metodologias tradicionais. A criatividade deveria ser um instrumento de exposio do contedo. Uma ampla pesquisa bibliogrfica foi realizada para possibilitar a compreenso do tema. Dessa forma, a dramatizao foi o meio de apresentao do trabalho, representando uma retrospectiva 2000-2010 na qual mostramos as mudanas ocorridas no somente na enfermagem, mas no contexto scio-poltico da sade no pas. Por meio do teatro, em aproximadamente 20 minutos, vrios contedos foram abordados: a ampliao do conceito de sade; a participao social no Sistema nico de Sade (SUS), as contribuio da enfermagem na mudana de paradigma assistencial na sade; as lutas atuais da categoria, as tendncias de pesquisa na rea e por fim, as mudanas na grade curricular e a utilizao de novas metodologias de ensino. O trabalho estimulou a reflexo e a discusso sobre o tema. Os demais colegas reconheceram a que a estratgia adotada auxiliou na compreenso da temtica. Com esta atividade os estudantes perceberam que, apesar da atividade ter exigido uma maior dedicao e tempo para preparo. Os estudantes perceberam uma melhor compreenso do assunto, valorizao da adoo de novas metodologias de ensino e seu papel ativo na formao.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Ensino de graduao, Metodologias ativas, Enfermagem</td></tr></table></tr></td></table></body></html>