1013-1 | METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM | Autores: | Fanny Morais Bueno (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Bruna Côrtes Vieira de Souza (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Geovanna Líscio Pereira (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Andressa Cristina da Paz Carmo (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Adriano Cotrim Vilas Boas (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Everaldo Mariano Miranda Sobrinho (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Jéssika de Souza Alves (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Regiane Aparecida dos Santos Soares Barreto (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Carmem Luci Rodrigues Lopes (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) ; Jacqueline Rodrigues de Lima (FEN/UFG - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS) |
Resumo A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) está inserida na reorientação da formação de seus estudantes por meio da participação em programas como o Pró-Saúde e PET-Saúde. A utilização de metodologias ativas de ensino e a inserção na atenção primária desde o início do curso faz parte das estratégias adotadas progressivamente desde 2005. Em atividade integradora das disciplinas Saúde Coletiva e Introdução à Enfermagem, oferecidas no primeiro período, os estudantes prepararam um “seminário criativo” com o tema: História da Enfermagem. O objetivo deste relato de experiência é descrever a estratégia adotada por um grupo de estudantes da FEN/UFG para apresentar os desafios e perspectivas da enfermagem a partir do ano 2000 levando em consideração as políticas públicas de saúde, o ensino, a pesquisa e a relação com o mundo do trabalho. Enquanto recém ingressos na FEN/UFG, os estudantes tinham uma expectativa de ensino tradicional na universidade onde os professores apresentavam o conteúdo e os alunos apenas o absorviam. Com a proposta das disciplinas, o seminário foi elaborado conforme critérios estabelecidos, entre eles, a proibição de metodologias tradicionais. A criatividade deveria ser um instrumento de exposição do conteúdo. Uma ampla pesquisa bibliográfica foi realizada para possibilitar a compreensão do tema. Dessa forma, a dramatização foi o meio de apresentação do trabalho, representando uma retrospectiva 2000-2010 na qual mostramos as mudanças ocorridas não somente na enfermagem, mas no contexto sócio-político da saúde no país. Por meio do teatro, em aproximadamente 20 minutos, vários conteúdos foram abordados: a ampliação do conceito de saúde; a participação social no Sistema Único de Saúde (SUS), as contribuição da enfermagem na mudança de paradigma assistencial na saúde; as lutas atuais da categoria, as tendências de pesquisa na área e por fim, as mudanças na grade curricular e a utilização de novas metodologias de ensino. O trabalho estimulou a reflexão e a discussão sobre o tema. Os demais colegas reconheceram a que a estratégia adotada auxiliou na compreensão da temática. Com esta atividade os estudantes perceberam que, apesar da atividade ter exigido uma maior dedicação e tempo para preparo. Os estudantes perceberam uma melhor compreensão do assunto, valorização da adoção de novas metodologias de ensino e seu papel ativo na formação. Palavras-chave: Ensino de graduação, Metodologias ativas, Enfermagem |