9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1012-1



1012-1O PENSAR SOBRE SAÚDE DA FAMÍLIA A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A UTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVIMENTO DE UM GRUPO DE PESQUISA.
Autores:Valéria Romano (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Caio Maia (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Claudia Parada (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Débora Reis (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Diego Wedemann (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Felipe Mourão (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Jacqueline Coelho (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Layla Almeida (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Maria Alejandra Munive (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Mariana Magalhães (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Suzana André (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Thiago Rosa (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Introdução: Em resposta ao objetivo de aproximar os estudantes de medicina à lógica da Saúde da Família, organizou-se um grupo de pesquisa do PET-Saúde na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Formado por 12 alunos do curso, o grupo de pesquisa possui como facilitadora uma tutora e estudantes do quinto ao oitavo período. Objetivo: Motivar a busca ativa no processo de ensino-aprendizagem, transformando o pensar sobre o que é uma pesquisa e o que é Saúde da Família, no foco do aprender a aprender. Método: Adotou-se o método da problematização e utilização de situações-problema a partir de encontros presenciais e a distância, viabilizados por uma plataforma eletrônica elaborada pela Universidade. Resultados: Surpreendentemente a participação dos alunos foi imediata e total, apesar de nenhum deles ter utilizado previamente a educação à distância como método de ensino-aprendizagem. Sugestão de artigos, de links, discussão no fórum da plataforma, viabilizaram diálogos intensos e um crescimento coletivo importantes. Conclusões: A educação à distância, preenchendo um espaço de interlocução com a autonomia, com a responsabilidade e com a utilização livre do tempo, demonstra que mais do que distanciar, pode aproximar pessoas e objetivos de aprendizagem, favorecendo, assim, o respeito à singularidade e o pensar sobre temas pouco abordados na graduação do curso, a exemplo da Saúde da Família. Instituição de Fomento: CAPES - PET-Saúde.


Palavras-chave:  Educação., Saúde da Família, Educação a distância