<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1011-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1011-1</td><td><b>escola postural no contexto do sus</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Adriane Vieira (UFRGS - Universidade Federal Rio Grande do Sul) ; <u>Tanara Bianchi </u> (UFRGS - Universidade Federal Rio Grande do Sul) ; Andressa Dupont Birck (UFRGS - Universidade Federal Rio Grande do Sul) ; Christine Garcia de Souza (UFRGS - Universidade Federal Rio Grande do Sul) ; Rodrigo Rodrigues (UFRGS - Universidade Federal Rio Grande do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este relato descreve a experincia obtida no projeto de extenso denominado Escola Postural no contexto do SUS, com a atuao de uma professora do curso de Fisioterapia e 4 alunos dos cursos de Fisioterapia e Educao Fsica da UFRGS. O projeto teve por objetivo promover a sade e prevenir doenas e agravos em relao ao movimento e postura atravs de avaliaes e de uma abordagem educativa multidisciplinar da postura em grupos de at 12 participantes. Foi realizada uma anamnese e uma avaliao da postura em atividades de vida diria (AVDs) com 29 pacientes da Unidade Bsica de Sade Santa Ceclia que apresentavam dores musculoesquelticas e haviam sido encaminhadas para o grupo pela equipe da Unidade. Participaram das atividades, no perodo de setembro a dezembro de 2009, 22 usurios distribudos em 2 grupos. As atividades desenvolvidas apresentavam carter terico, explicando o que a Escola Postural, a percepo corporal, a melhor maneira de realizar as AVDs; e prtico, como alongamentos e exerccios especficos para a coluna com durao de 2 horas, ministradas uma vez por semana. No primeiro grupo, as atividades foram divididas em 6 encontros e, no segundo, em 4 encontros. Nas avaliaes finais percebemos uma diminuio das dores e do uso de medicamentos pelos pacientes, alm de uma melhora na execuo das AVDs e da disposio para o cuidado com o corpo e a prtica de exerccios fsicos.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;educao e sade, dor crnica, educao da postura</td></tr></table></tr></td></table></body></html>