9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1011-1


Poster (Painel)
1011-1escola postural no contexto do sus
Autores:Adriane Vieira (UFRGS - Universidade Federal Rio Grande do Sul) ; Tanara Bianchi (UFRGS - Universidade Federal Rio Grande do Sul) ; Andressa Dupont Birck (UFRGS - Universidade Federal Rio Grande do Sul) ; Christine Garcia de Souza (UFRGS - Universidade Federal Rio Grande do Sul) ; Rodrigo Rodrigues (UFRGS - Universidade Federal Rio Grande do Sul)

Resumo

Este relato descreve a experiência obtida no projeto de extensão denominado Escola Postural no contexto do SUS, com a atuação de uma professora do curso de Fisioterapia e 4 alunos dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da UFRGS. O projeto teve por objetivo promover a saúde e prevenir doenças e agravos em relação ao movimento e à postura através de avaliações e de uma abordagem educativa multidisciplinar da postura em grupos de até 12 participantes. Foi realizada uma anamnese e uma avaliação da postura em atividades de vida diária (AVDs) com 29 pacientes da Unidade Básica de Saúde Santa Cecília que apresentavam dores musculoesqueléticas e haviam sido encaminhadas para o grupo pela equipe da Unidade. Participaram das atividades, no período de setembro a dezembro de 2009, 22 usuários distribuídos em 2 grupos. As atividades desenvolvidas apresentavam caráter teórico, explicando o que é a Escola Postural, a percepção corporal, a melhor maneira de realizar as AVDs; e prático, como alongamentos e exercícios específicos para a coluna com duração de 2 horas, ministradas uma vez por semana. No primeiro grupo, as atividades foram divididas em 6 encontros e, no segundo, em 4 encontros. Nas avaliações finais percebemos uma diminuição das dores e do uso de medicamentos pelos pacientes, além de uma melhora na execução das AVDs e da disposição para o cuidado com o corpo e a prática de exercícios físicos.


Palavras-chave:  educação e saúde, dor crônica, educação da postura