9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1008-1



1008-1Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde): possibilidades para implementação de metodologias ativas em um Curso de graduação em Terapia Ocupacional
Autores:Derivan Brito da Silva (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ) ; Clarissa Gonçalves Vargas (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ) ; Alessandro Rodrigo Pedroso Tomasi (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ) ; Verônica Azevedo Mazza (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ) ; Rebekka Stadler (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ) ; Andrea de Fátima Rosa Loroza (SMSC - SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE DE COLOMBO) ; Priscilla Regina Cordeiro (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ) ; Leonídia Sikora (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ)

Resumo

A implementação de ações pedagógicas que articulem disciplinas do currículo de cursos de graduação é um desafio para professores e estudantes. O curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná tem enfrentado este desafio com constantes inovações em suas metodologias de ensino, todavia para que essas de fato ocorram é necessária a utilização de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. As metodologias ativas podem facilitar o processo ensino-aprendizagem. O PET – Saúde é um programa interministerial que visa o aperfeiçoamento e especialização dos serviços de saúde, frente à Estratégia de Saúde da Família com base na interação ensino-serviço. Professores das disciplinas de Terapia Ocupacional Aplicada a Saúde Mental e Terapia Ocupacional Aplicada a Saúde Coletiva aderiram a este programa como forma de potencializar estratégias de ensino no contexto da Atenção Básica à Saúde. Foram desenvolvidas ações de educação em uma Unidade de Saúde da Família do Município de Colombo. Os acadêmicos participaram das aulas das disciplinas, supracitadas que, subsidiaram as ações de reconhecimento do território e sua problemática. Após esta etapa, foi elaborado o diagnóstico situacional e discutidas propostas de ações estratégicas de intervenção. As ações selecionadas foram voltadas aos usuários de saúde mental. Para o planejamento e implementação das ações foi necessário articular os conhecimentos das disciplinas referentes ao processo saúde-doença, ao processo de intervenção em Terapia Ocupacional, às políticas públicas no contexto da Atenção Básica à Saúde/ Estratégia da Saúde da Família. Observou-se que, as metodologias ativas facilitam a correlação entre saberes de diferentes disciplinas e o contexto onde esses se aplicam. O PET-Saúde se caracteriza como uma estratégia pedagógica que potencializa uma formação generalista/holística com práticas formativas contextualizadas e reflexivas. Recomenda-se a continuidade da utilização desta estratégia de ensino em outras disciplinas do curso de graduação em Terapia Ocupacional, de forma articulada com o Programa PET-Saúde, bem como em outros cursos da área da saúde. Sugere-se o desenvolvimento de investigações acerca dos potenciais de aprendizagem das metodologias ativas, nas perspectivas de professores, estudantes, preceptores e monitores envolidos no processo ensino aprendizagem.


Palavras-chave:  METODOLOGIAS ATIVAS, PET-SAÚDE, TERAPIA OCUPACIONAL