<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1008-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1008-1</td><td><b>Programa de Educao pelo Trabalho (PET-Sade): possibilidades para implementao de metodologias ativas em um Curso de graduao em Terapia Ocupacional</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Derivan Brito da Silva </u> (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN) ; Clarissa Gonalves Vargas (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN) ; Alessandro Rodrigo Pedroso Tomasi (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN) ; Vernica Azevedo Mazza (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN) ; Rebekka Stadler (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN) ; Andrea de Ftima Rosa Loroza (SMSC - SECRETARIA MUNICIPAL DE SUDE DE COLOMBO) ; Priscilla Regina Cordeiro (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN) ; Leondia Sikora (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A implementao de aes pedaggicas que articulem disciplinas do currculo de cursos de graduao um desafio para professores e estudantes. O curso de graduao em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paran tem enfrentado este desafio com constantes inovaes em suas metodologias de ensino, todavia para que essas de fato ocorram necessria a utilizao de diferentes metodologias e recursos pedaggicos. As metodologias ativas podem facilitar o processo ensino-aprendizagem. O PET  Sade um programa interministerial que visa o aperfeioamento e especializao dos servios de sade, frente Estratgia de Sade da Famlia com base na interao ensino-servio. Professores das disciplinas de Terapia Ocupacional Aplicada a Sade Mental e Terapia Ocupacional Aplicada a Sade Coletiva aderiram a este programa como forma de potencializar estratgias de ensino no contexto da Ateno Bsica Sade. Foram desenvolvidas aes de educao em uma Unidade de Sade da Famlia do Municpio de Colombo. Os acadmicos participaram das aulas das disciplinas, supracitadas que, subsidiaram as aes de reconhecimento do territrio e sua problemtica. Aps esta etapa, foi elaborado o diagnstico situacional e discutidas propostas de aes estratgicas de interveno. As aes selecionadas foram voltadas aos usurios de sade mental. Para o planejamento e implementao das aes foi necessrio articular os conhecimentos das disciplinas referentes ao processo sade-doena, ao processo de interveno em Terapia Ocupacional, s polticas pblicas no contexto da Ateno Bsica Sade/ Estratgia da Sade da Famlia. Observou-se que, as metodologias ativas facilitam a correlao entre saberes de diferentes disciplinas e o contexto onde esses se aplicam. O PET-Sade se caracteriza como uma estratgia pedaggica que potencializa uma formao generalista/holstica com prticas formativas contextualizadas e reflexivas. Recomenda-se a continuidade da utilizao desta estratgia de ensino em outras disciplinas do curso de graduao em Terapia Ocupacional, de forma articulada com o Programa PET-Sade, bem como em outros cursos da rea da sade. Sugere-se o desenvolvimento de investigaes acerca dos potenciais de aprendizagem das metodologias ativas, nas perspectivas de professores, estudantes, preceptores e monitores envolidos no processo ensino aprendizagem.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;METODOLOGIAS ATIVAS, PET-SADE, TERAPIA OCUPACIONAL</td></tr></table></tr></td></table></body></html>