<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1005-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1005-1</td><td><b>A vivncia no projeto VER-SUS/GHC como dispositivo de mudana na formao e protagonismo estudantil</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Janana Zmmer </u> (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Aline Triches Dani (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O presente trabalho trata-se de um relato de experincia da vivncia no Projeto VER-SUS/GHC- Vivncias e Estgios na Realidade do SUS no Grupo Hospitalar Conceio. Foram 15 dias de imerso, trabalho, estudo e convivncia intensa de 19 acadmicos de vrios cursos e universidades. O VER-SUS-GHC trouxe uma experincia muito significativa em todos os sentidos na forma de pensar e olhar o SUS. Essa experincia proporcionou refletir sobre o funcionamento do GHC, como o Sistema nico de Sade est estruturado, alm de vivenciar o processo de grupo e trabalho em equipe. O objetivo do projeto faz aluso importncia de movimentos como o VER-SUS, onde possvel conhecer o funcionamento do SUS, to pouco abordado nas nossas formaes, alm disso, possibilita que se questione o nosso papel enquanto estudantes de nos tornarmos protagonistas na perspectiva de tencionar o modelo capitalista, biolgico e hospitalocntrico. Com base na crtica, de que no queremos reproduzir a lgica hegemnica, que segrega, aliena, enfraquece e sustenta o modelo institudo, percebe-se que o VER-SUS leva em conta a particularidade de cada um produzindo movimentos singulares e assim se configura como um dispositivo de mudana potente da formao, mas torna-se uma (CON) VIVNCIA, a maior experincia o encontro, ir contra o individualismo que permeia nossas relaes atuais, resgatando o encontro com o outro, o respeito ao saber que cada sujeito traz. Entende-se que nossas escolas, nossas academias e os livros proporcionam o conhecimento tcnico que necessitamos, porm vivncias como estas nos transformam e nos enriquecem como sujeitos, e como profissionais crticos e engajados movidos pelo desejo de transformao de uma sociedade para ser mais justa e saudvel. Despertando a necessidade de nos tornarmos multiplicadores dessa vivncia, essas reflexes fizeram com que o grupo voltasse o olhar para alm da formao e que enquanto acadmicos tambm pudssemos participar dos movimentos em nosso bairro, em nossa cidade, como a participao nos conselhos de sade, o conhecimento do territrio, das condies de sade da populao e novas vivncias tambm nas nossas academias, promovendo debates nos D.A`s, disseminando idias, apresentando a experincia em mostras de iniciao cientifica e semanas acadmicas, entre outros.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Vivncia no SUS, Mudana na Formao, Protagonismo Estudantil</td></tr></table></tr></td></table></body></html>