1005-1 | A vivência no projeto VER-SUS/GHC como dispositivo de mudança na formação e protagonismo estudantil | Autores: | Janaína Zímmer (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Aline Triches Dani (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) |
Resumo O presente trabalho trata-se de um relato de experiência da vivência no Projeto VER-SUS/GHC- Vivências e Estágios na Realidade do SUS no Grupo Hospitalar Conceição. Foram 15 dias de imersão, trabalho, estudo e convivência intensa de 19 acadêmicos de vários cursos e universidades. O VER-SUS-GHC trouxe uma experiência muito significativa em todos os sentidos na forma de pensar e olhar o SUS. Essa experiência proporcionou refletir sobre o funcionamento do GHC, como o Sistema Único de Saúde está estruturado, além de vivenciar o processo de grupo e trabalho em equipe. O objetivo do projeto faz alusão à importância de movimentos como o VER-SUS, onde é possível conhecer o funcionamento do SUS, tão pouco abordado nas nossas formações, além disso, possibilita que se questione o nosso papel enquanto estudantes de nos tornarmos protagonistas na perspectiva de tencionar o modelo capitalista, biológico e hospitalocêntrico. Com base na crítica, de que não queremos reproduzir a lógica hegemônica, que segrega, aliena, enfraquece e sustenta o modelo instituído, percebe-se que o VER-SUS leva em conta a particularidade de cada um produzindo movimentos singulares e assim se configura como um dispositivo de mudança potente da formação, mas torna-se uma (CON) VIVÊNCIA, a maior experiência é o encontro, é ir contra o individualismo que permeia nossas relações atuais, resgatando o encontro com o outro, o respeito ao saber que cada sujeito traz. Entende-se que nossas escolas, nossas academias e os livros proporcionam o conhecimento técnico que necessitamos, porém vivências como estas nos transformam e nos enriquecem como sujeitos, e como profissionais críticos e engajados movidos pelo desejo de transformação de uma sociedade para ser mais justa e saudável. Despertando a necessidade de nos tornarmos multiplicadores dessa vivência, essas reflexões fizeram com que o grupo voltasse o olhar para além da formação e que enquanto acadêmicos também pudéssemos participar dos movimentos em nosso bairro, em nossa cidade, como a participação nos conselhos de saúde, o conhecimento do território, das condições de saúde da população e novas vivências também nas nossas academias, promovendo debates nos D.A`s, disseminando idéias, apresentando a experiência em mostras de iniciação cientifica e semanas acadêmicas, entre outros. Palavras-chave: Vivência no SUS, Mudança na Formação, Protagonismo Estudantil |