<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1004-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1004-1</td><td><b>Projeto Educao Popular e Ateno Sade do Trabalhador: protagonismo e autonomia estudantil nas aes de extenso na comunidade</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Erika Valeska da Costa Alves </u> (UFPB - Universidade Federal da Paraba) ; Laiana Paula Severo de Sousa (UFPB - Universidade Federal da Paraba) ; Carina Carvalho Correia Coutinho (UFPB - Universidade Federal da Paraba) ; Letcia Lacerda Bailo (UFPB - Universidade Federal da Paraba) ; Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB - Universidade Federal da Paraba) ; Aline Vieira Kiss (UFPB - Universidade Federal da Paraba) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>INTRODUO: No Sistema nico de Sade Brasileiro encontram-se grandes desafios a serem superados, mas tambm importantes avanos conquistados. Neste seu percurso, a materializao dos princpios de Universalidade, Integralidade e Eqidade, e outros de carter organizativos foram possveis graas viso de gestores, trabalhadores e segmentos organizados da sociedade. O trabalho tem como objetivo mostrar como a extenso na comunidade tem sido uma estratgia vlida para uma formao mais humanizada e prxima dos setores de sade, contribuindo para a formao de um profissional com qualidade e resolubilidade no SUS, mais capacitado em solucionar problemas e inserido nas estratgias de planejamento e produo da sade. METODOLOGIA: O Projeto Educao Popular e Ateno Sade do Trabalhador (PEPAST) desenvolve aes no campo da Sade do Trabalhador (ST) numa abordagem integral, interdisciplinar e intersetorial. Adota a Educao Popular em Sade (EPS) como eixo terico orientador de suas prticas. Abrange a dialogicidade, humanizao, troca de saberes e empoderamento participativo, tendo como um de seus resultados o protagonismo estudantil, promovendo uma formao diferenciada ao estudante aberto a essa experincia. Dentro das atividades, vivenciadas na Comunidade Maria do Nazar, destacam-se as visitas domiciliares realizadas em parceria com o Projeto Educao Popular e Ateno Sade da Famlia (PEPASF), onde estudantes em duplas interdisciplinares acompanham semanalmente determinadas famlias, criando assim um vnculo para que o olhar sobre o outro se torne mais humanizado. Outra atividade de destaque o Grupo Operativo Interdisciplinar em Sade do Trabalhador envolvendo trabalhadores e a estratgia de sade da famlia da comunidade, onde em  rodas de conversas discutem-se temas sugeridos, do cotidiano e do trabalho, em acolhimento com dinmicas que tem como base a EPS. RESULTADO: O aprendizado adquirido pelo extensionista estrutura uma construo coletiva do conhecimento, multiplicao e fortalecimento de processos poltico-organizativos, promovendo uma maior percepo das limitaes na produo de sade tornando-os mais crticos e participativos frente realidade desse sistema. CONCLUSO: Portanto, esta prxis permite que o estudante se perceba como ator deste cenrio de construo da mudana que ocorre no modo de produo de sade, tornando-o no apenas um mero expectador da realidade, mas um agente mobilizador e fundamental para esse processo.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;educao popular, protagonismo, extenso na comunidade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>