9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1002-1



1002-1EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE INDÍGENA: UMA APROXIMAÇÃO DAS PRÁTICAS TRADICIONAIS INDÍGENAS AOS PRINCÍPIOS DA SAÚDE COLETIVA NA PRODUÇÃO DO CUIDADO
Autores:Antônio Leite Ruas Neto (ESP-RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Fábio Cristiano Meneghini Bueno (ESP-RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Maria Ysabel Barros Bellini (ESP-RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Juliana Leitão Marcondes (ESP-RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Magda Denise Ramison (ESP-RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Áurea Jair Maciel (ESP-RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul)

Resumo

Partindo do estímulo das demandas de formação dos trabalhadores em saúde indígena no Rio Grande do Sul ouvidos durante uma pesquisa sobre o seu perfil profissional, observou-se a aplicação da educação permanente em saúde neste contexto. A metodologia do estudo consistiu numa abordagem exploratória e descritiva baseada em questionários preliminares e grupos-focais com os trabalhadores em saúde indígena componentes de Equipes Multidisciplinares em Saúde Indígena, de Estratégia de Saúde da Família ou de Unidades de Atenção Básica. Em outro segmento, ouviu-se também trabalhadores de equipes de gerência ou gestão de saúde indígena. Identificou-se que a educação permanente pode superar os limites das capacitações usuais baseadas nas premissas da educação continuada e pode desenvolver-se como formação em serviço, reforçando os princípios do Sistema Único de Saúde especialmente o da integralidade. Além disto articula gestão, atenção e controle social no processo de formação. Propomos que fundamente-se na pedagogia da problematização e indique uma nova concepção na produção do cuidado. Os trabalhadores têm demandas compatíveis com estes propósitos. Estas são representadas principalmente por uma aproximação com a cultura dos usuários, com os conhecimentos tradicionais de cura e um aprofundamento nos princípios da saúde coletiva. Os resultados também indicaram que a representação do cuidado depende deste processo de educação permanente. Também foi ressaltada a necessidade de um debate permanente sobre os fundamentos do Subsistema de Saúde Indígena para que se desenvolva uma prática adequada às necessidades dos usuários. Consideramos, portanto, que a educação permanente em saúde é adequada para atender as demandas dos trabalhadores, ao reforçar a busca por uma produção do cuidado integral e aproximar o conhecimento dos trabalhadores ao saber tradicional em saúde.


Palavras-chave:  Educação permanente, Saúde indígena, Saúde coletiva