Poster (Painel)
999-3 | Atuação nas Feiras de Saúde em Escolas da Zona Leste de Porto Alegre-RS: Estimulação da Linguagem | Autores: | Bruna Caon Gentil (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) |
Resumo As atividades de extensão universitária permitem à sociedade o acesso ao conhecimento produzido pela universidade por meio de ações interdisciplinares de caráter educativo-interventivo que promovam a qualidade de vida da população e a retroalimentação constante do ensino formal e da pesquisa (BRASIL, 2001-2002 apud TOMÉ, 2009). Assim, os alunos da UFCSPA têm a oportunidade de participar das Feiras de Saúde, desenvolvendo atividades de atenção à saúde em escolas públicas da zona leste de Porto Alegre/RS, mensalmente, com a participação de todos os cursos da instituição. Os alunos do curso de Fonoaudiologia interagem com a comunidade escolar, levando informações sobre hábitos saudáveis no que se refere à voz, fala, audição e linguagem.
O objetivo desse projeto é proporcionar ao acadêmico a prática do conhecimento teórico adquirido na graduação e possibilitar a interação interdisciplinar, além de promover a saúde fonoaudiológica através da educação para a saúde. Também, buscou incentivar a participação da família e comunidade escolar no que se refere ao desenvolvimento da linguagem e estimular a linguagem oral e escrita através de atividades lúdicas.
Para a realização dessas ações, foram elaboradas atividades lúdicas (jogos, contação de histórias e músicas) e a produção de materiais informativos buscando atingir várias faixas etárias, contendo informações com enfoque na área da linguagem.
Como resultados, pode-se observar a troca de experiências entre a comunidade escolar e os acadêmicos de maneira que esta possibilitou aproximação entre os alunos da fonoaudiologia e os participantes das feiras. Isso trouxe para ambos crescimento pessoal e, ainda, proporcionou um aprimoramento na habilidade de comunicação dos acadêmicos. Foi possível aliar a teoria com a prática, além de ocorrer uma vivência interdisciplinar entre os alunos dos diversos cursos da instituição.
Devemos estar cientes de que a Fonoaudiologia não deve estar restrita à atuação clínica, proporcionando qualidade de vida, também, por meio de ações de promoção e de educação à saúde, o que foi observado nesse trabalho com enfoque no desenvolvimento da linguagem. A Fonoaudiologia, além de preocupada com a manutenção da qualidade de vida, deve ocupar-se não só do atendimento clínico das pessoas doentes, mas também da promoção da saúde, atingindo as mais variadas faixas etárias, no que se refere à voz, fala, audição e linguagem.
Palavras-chave: Feira de Saúde, Linguagem, Promoção e educação em saúde |