9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:999-1



999-1RELATO DE EXPERIÊNCIA NO VER-SUS/GHC
Autores:Bruna Caon Gentil (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL)

Resumo

O estágio de vivência do Grupo Hospitalar Conceição -VER-SUS/GHC- teve papel de introduzir aos acadêmicos/participantes o sistema único de saúde, a partir do conhecimento do funcionamento do GHC, estruturado dentro da realidade da população de Porto Alegre. Essa experiência possibilitou a aproximação de estudantes de diferentes graduações da saúde, com o intuito de conhecer esse sistema, uma vez que será nosso local de trabalho no futuro. A formação acadêmica ainda é regida pelo sistema capitalista e é nesse modelo que a universidade prepara os estudantes para o mundo do trabalho. Na prática, essa visão é mais ampliada, o que foi observado nessa vivência. Acredita-se que o ideal para uma boa formação é haver uma interação entre as diversas áreas de conhecimento. E nesse sentido percebe-se que não devemos levantar a bandeira de uma única área de conhecimento, mas sim da saúde coletiva. O VER-SUS/GHC, proporcionou uma troca de experiência entre os alunos, uma vez que esses vinham das mais diversas áreas da saúde, mas com o local de trabalho e campo de atuação em comum, o que mostrou-nos que as profissões são complementares nesse sistema. Também, a vivência contribuiu para a reflexão sobre nossa futura atuação na Saúde Pública. Essa vivência além de promover o encontro de vários estudantes, possibilitou trocas e aprendizagens sobre a gestão, ensino, participação da comunidade e assistência à saúde do indivíduo e do coletivo, no SUS. Além do debate das políticas públicas de saúde e da articulação com políticas públicas de outros setores para o fortalecimento do SUS. Destaca-se aqui um grande momento vivenciado pelo grupo, onde foi possível conversar sobre os diferentes entendimentos do conceito de saúde. O grande resultado que a vivência pode trazer tanto para os acadêmicos quanto para o sistema de saúde é a possibilidade de mobilização, da mudança que esses estudantes universitários podem fazer, com o intuito de se tornarem profissionais qualificados e humanizados a fim de trabalhar com a saúde da população. Outro aspecto positivo dessa experiência foi aproximar os estudantes do SUS, durante a graduação, e não esperar que os mesmos se formem para daí serem apresentados ao Sistema Único de Saúde.


Palavras-chave:  saúde, SUS, vivência