<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:995-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">995-1</td><td><b>O ENTENDIMENTO DO PROGRAMA DE ACOLHIMENTO PARA USURIOS DA EMERGNCIA DE UM HOSPITAL PBLICO DE PORTO ALEGRE</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>ngela Maria Rodrigues (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; <u>Maria Helena Schmidt </u> (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O Acolhimento uma estratgia que surgiu atravs da Poltica Nacional de Humanizao para atender a todos que procuram o servio de sade, garantindo que os usurios sejam ouvidos, acolhidos, atendidos e tenham seus problemas solucionados com maior eficcia, incluindo as situaes que exigem encaminhamento (BRASIL, 2004) . No GHC esta proposta foi implantada na emergncia em 2003, buscando minimizar os efeitos do nmero de atendimentos e diferentes graus de complexidade com base em um atendimento mais qualificado e humanizado. Isto motivou esta investigao que tem como objetivo: Analisar qual o entendimento dos usurios do setor de emergncia do Hospital Nossa da Conceio sobre o Processo de Acolhimento. A metodologia ser de natureza exploratria com abordagem qualitativa e os sujeitos sero usurios da sala de espera do setor de emergncia, o nmero ser definido pela saturao de dados. Ser utilizada a tcnica de entrevista com tpicos norteadores. Para a anlise ser utilizada a tcnica de anlise de contedo proposta por Minayo (2004). Este estudo atender a resoluo 196/96 do Conselho Nacional de Sade. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Acolhimento, Emergncia, Sistema nico de Sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>