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995-1 | O ENTENDIMENTO DO PROGRAMA DE ACOLHIMENTO PARA USUÁRIOS DA EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE PORTO ALEGRE | Autores: | Ângela Maria Rodrigues (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Maria Helena Schmidt (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) |
Resumo O Acolhimento é uma estratégia que surgiu através da Política Nacional de Humanização para atender a todos que procuram o serviço de saúde, garantindo que os usuários sejam ouvidos, acolhidos, atendidos e tenham seus problemas solucionados com maior eficácia, incluindo as situações que exigem encaminhamento (BRASIL, 2004ª) . No GHC esta proposta foi implantada na emergência em 2003, buscando minimizar os efeitos do número de atendimentos e diferentes graus de complexidade com base em um atendimento mais qualificado e humanizado. Isto motivou esta investigação que tem como objetivo: Analisar qual o entendimento dos usuários do setor de emergência do Hospital Nossa da Conceição sobre o Processo de Acolhimento. A metodologia será de natureza exploratória com abordagem qualitativa e os sujeitos serão usuários da sala de espera do setor de emergência, o número será definido pela saturação de dados. Será utilizada a técnica de entrevista com tópicos norteadores. Para a análise será utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Minayo (2004). Este estudo atenderá a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.
Palavras-chave: Acolhimento, Emergência, Sistema Único de Saúde |