9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:994-2



994-2Gestão do processo para socialização da informação audiovisual em saúde
Autores:Viviane Almeida da Silva (ICICT/FIOCRUZ - Instituto de Com. e Inform. Cient. e Tecnol. em Saúde) ; Rosinalva Alves de Souza (ICICT/FIOCRUZ - Instituto de Com. e Inform. Cient. e Tecnol. em Saúde) ; Maria Cristina Soares Guimarães (ICICT/FIOCRUZ - Instituto de Com. e Inform. Cient. e Tecnol. em Saúde) ; Cícera Henrique da Silva (ICICT/FIOCRUZ - Instituto de Com. e Inform. Cient. e Tecnol. em Saúde) ; Rosemary Teixeira dos Santos (ICICT/FIOCRUZ - Instituto de Com. e Inform. Cient. e Tecnol. em Saúde) ; Denise Nacif Pimenta (CDTS/FIOCRUZ - Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde)

Resumo

INTRODUÇÃO O cinema está presente na educação há muito tempo, sendo um dos eixos sobre os quais a mídia-educação está centrada, com presença marcante a partir da década de 60. O cinema, enquanto mídia/linguagem é considerado um grande veículo de disseminação da informação, amplamente utilizado em vários campos do conhecimento. A VideoSaúde Distribuidora da Fundação Oswaldo Cruz, em seus 21 anos de existência é considerada um espaço privilegiado de disseminação da informação audiovisual em saúde, não só pela singularidade de seu acervo como pela amplitude e diversificação do público que atende. É considerada a mais abrangente estratégia de compartilhamento de produção audiovisual em saúde dos mais diversos perfis e origens de autoria de que se tem notícia. Entretanto, a despeito de todo o amplo acervo e seu uso real e potencial, ainda não se dispõe de um diagnóstico mais detalhado do padrão (se houver) entre tipologia de usuários e temáticas dos audiovisuais distribuídos. Esta pesquisa encontra-se na etapa de levantamento das características do acervo fílmico e visa analisar o potencial do acervo da VideoSaúde como pólo disseminador de conteúdos audiovisuais para uso no campo da educação. OBJETIVOS Fazer um diagnóstico do uso que vem sendo feito do acervo da VideoSaúde Distribuidora para fins educacionais; Desenvolver estratégias que possibilitem uma política de divulgação do acervo mais centrada em atividades educacionais; Formular questões teórico-metodológicas para auxiliar o uso do filme em saúde na pratica pedagógica; Auxiliar na elaboração de categorias de análise e interpretação da leitura do texto fílmico em saúde. METODOLOGIA Levantamento de informações relevantes para a pesquisa tais como: os títulos e freqüência de pedidos; Construção de um perfil institucional: tipo de usuário, instituições demandantes, freqüência da demanda, formas de utilização do material como prática pedagógica; quantificação da oferta/procura em instituições de ensino; Desenvolvimento de estratégias mais arrojadas e eficazes, capazes de otimizar o processo de divulgação e estímulo do uso frequente do audiovisual nas escolas. RESULTADOS ESPERADOS Espera-se principalmente obter subsídios que possam contribuir para tomada de decisões; na elaboração de estratégias para divulgação e estímulo da utilização dos vídeos do acervo VideoSaúde nas unidades de ensino; criar mecanismos que intensifiquem a interação entre essas instituições de ensino e a VideoSaúde.


Palavras-chave:  informação científica e tecnológica, educação em saúde, imagem e saúde