9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:994-1



994-1Estratégia de informação em saúde mental: produção de vídeo documentário sobre bullying
Autores:Maria Cristina Soares Guimarães (ICICT/FIOCRUZ - Instituto de Com. e Inform. Cient e Tecnol. em Saúde) ; Carlos Eduardo Estellita-lins (ICICT/FIOCRUZ - Instituto de Com. e Inform. Cient e Tecnol. em Saúde) ; Cícera Henrique da Silva (ICICT/FIOCRUZ - Instituto de Com. e Inform. Cient e Tecnol. em Saúde) ; Rosane Abdala Lins de Santana (ICICT/FIOCRUZ - Instituto de Com. e Inform. Cient e Tecnol. em Saúde) ; Rosany Bochner (ICICT/FIOCRUZ - Instituto de Com. e Inform. Cient e Tecnol. em Saúde) ; Rosinalva Alves de Souza (ICICT/FIOCRUZ - Instituto de Com. e Inform. Cient e Tecnol. em Saúde) ; Eliane Batista Pontes (ICICT/FIOCRUZ - Instituto de Com. e Inform. Cient e Tecnol. em Saúde) ; Isabel Aparecida Mendes (COC/FIOCRUZ - Casa de Oswaldo Cruz) ; Luiza Rosângela da Silva (ICICT/FIOCRUZ - Instituto de Com. e Inform. Cient e Tecnol. em Saúde)

Resumo

Considerada ponto de referência, lugar de fazer amigos, a escola vem se tornando o principal palco de uma prática agressiva entre os adolescentes. Mais sutil e cruel, especialistas em infância e adolescência denominaram a prática de bullying - palavra inglesa que se traduz em atos de perseguir, atormentar, humilhar, ou como os adolescentes mesmos dizem: zoar. A pesquisa ora apresentada elegeu o adolescente no âmbito escolar como ponto de partida para a elaboração de uma estratégia de informação em saúde mental, baseada na literatura especializada, que registra que muitos dos jovens que sofrem bullying acabam desenvolvendo problemas psíquicos, em alguns casos, irreversíveis, redundando algumas vezes em suicídio da vítima ou homicídio do agressor. O caminho metodológico adotado foi a sistemática realização de grupos focais temáticos com educadores, profissionais de saúde que trabalham com adolescentes, vítimas de bullying, especialistas que tratam do tema, e por fim, um grupo de adolescentes, visando discutir a questão sob diferentes ângulos e perspectivas. A opção pelo audiovisual como mídia de divulgação da informação, deu-se em função de pesquisas qualitativas na área apontarem essa ferramenta como uma das estratégias de comunicação mais efetivas, além de apresentar uma melhor relação custo/benefício. No que diz respeito aos públicos, os pesquisadores apontam que aqueles dirigidos aos adolescentes em ambiente escolar despontam como os mais efetivos para a aquisição de informação e mudança de comportamento em relação aos transtornos mentais, e registram ainda que as mudanças de percepção dão indícios de ser mais efetiva e durável quanto à produção e compreensão de conteúdos. Portanto, a proposta é transformar o vídeo não apenas num veículo de educação, mas num instrumento de dialética audiovisual. A produção do video-documentário como instrumento de divulgação de informação, tendo como público alvo os adolescentes em ambiente escolar foi superada, no entender da equipe de pesquisa pela atitude pró-ativa dos adolescentes participantes da pesquisa. O grupo promoveu uma oficina, da qual os pesquisadores foram convidados a participar e compor a mesa de discussão, e apresentou um vídeo totalmente sobre o tema, totalmente idealizado pelo grupo. Para os pesquisadores, por fim os jovens romperam o silêncio e assumiram a câmera.


Palavras-chave:  informação científica e tecnológica, literacy, saúde mental